
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CAMPUS SÃO PAULO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira Jr., José Tomaz de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Killner, Gustavo Isaac | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-20T13:48:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-20T13:48:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Astro indigena | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702878 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Diante do pressuposto teórico e pedagógico que propiciaram o alicerce para o planejamento deste trabalho, esta obra foi dividida em três partes, sendo a primeira voltada para a reflexão dos educandos sobre a diversidade cultural que há em nossa sociedade e a importância das formas de culturas para a produção de conhecimento; a segunda parte direciona-se para a realização de atividade prática que visa a sensibilização das formas culturais dos índigenas brasileiro e sua relação com o saber e a terceira parte esta voltada para o preparo do educando para o aprendizado dos códigos de linguagem Matemática utilizadas na área da Física. Nesse contexto, entrelaçamos as três partes de maneira que o ensino e a aprendizagem não se tornem descontextualizados. Assim sendo, cada etapa desta atividade requer uma interligação entre as outras. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1036 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências; Interculturalidade, Astronomia indígena; Astronomia nas culturas | pt_BR |
| Título: dc.title | Reflexões sobre Astronomia Indígena Brasileira como potencial objeto de conhecimento na formação cidadã | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Astro indigena.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/702878/2/Astro indigena.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons