DO “TEODORO” AO “CETS” Uma experiência para o ensino de História no Centro Educacional Teodoro Sampaio - CETS em Santo Amaro/BA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPIMENTA, Flávia Bastos,-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-19T17:36:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-19T17:36:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherDO “TEODORO” AO “CETS” Uma experiência para o ensino de História no Centro Educacional Teodoro Sampaio - CETS em Santo Amaro/BApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702797-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho foi desenvolvido a partir da minha prática como professora de História do Ensino Médio no Centro Educacional Teodoro Sampaio - CETS - escola Estadual, fundada em 1954 e localizada no município de Santo Amaro/ BA. Ao longo da minha experiência observei um desinteresse dos alunos pela História como disciplina, muitas vezes considerada pelos mesmos como uma matéria “decoreba”. A proposta de uso de fontes históricas escolares para uma experiência de ensino de história justifica-se pela necessidade de problematizar as memórias sobre e no CETS, vez que as falas de diversos integrantes da comunidade escolar e de alguns munícipes, evidenciam memórias de um passado escolar disseminado como “glorioso” que se contrapõem a um presente considerado por muitos como “decadente”. Através do memorial virtual, Blog interativo “Do Teodoro ao CETS”, que consiste em uma página virtual para disponibilizar fontes distintas como fotografias, narrativas sobre a história e a memória do Centro Educacional Teodoro Sampaio buscamos problematizar os discursos saudosistas que diminuem a auto estima dos alunos de hoje. Por meio da construção de conhecimentos históricos sobre a escola e dos alunos como sujeitos históricos; através da abordagem da História Local, objetivamos conhecer e problematizar memórias escolares distintas a partir de fontes históricas diversificadas; Buscamos ainda compreender o patrimônio material e imaterial que compõem a história da escola e discutir alguns conceitos de História para o desenvolvimento da consciência histórica escolar. Este estudo foi desenvolvido no Mestrado Profissional - PROFHISTORIA – ofertado pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB e dialoga com autores diversos que se debruçam sobre temas como memória e patrimônio e os usos de fontes diversas como fotografias, jornais e registros memorialísticos. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES)pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Centro Educacional Teodoro Sampaio; Santo Amaro/BA; Blog; Memória escolar;pt_BR
Título: dc.titleDO “TEODORO” AO “CETS” Uma experiência para o ensino de História no Centro Educacional Teodoro Sampaio - CETS em Santo Amaro/BApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons