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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PIMENTA, Flávia Bastos, | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-19T17:36:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-19T17:36:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | DO “TEODORO” AO “CETS” Uma experiência para o ensino de História no Centro Educacional Teodoro Sampaio - CETS em Santo Amaro/BA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702797 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho foi desenvolvido a partir da minha prática como professora de História do Ensino Médio no Centro Educacional Teodoro Sampaio - CETS - escola Estadual, fundada em 1954 e localizada no município de Santo Amaro/ BA. Ao longo da minha experiência observei um desinteresse dos alunos pela História como disciplina, muitas vezes considerada pelos mesmos como uma matéria “decoreba”. A proposta de uso de fontes históricas escolares para uma experiência de ensino de história justifica-se pela necessidade de problematizar as memórias sobre e no CETS, vez que as falas de diversos integrantes da comunidade escolar e de alguns munícipes, evidenciam memórias de um passado escolar disseminado como “glorioso” que se contrapõem a um presente considerado por muitos como “decadente”. Através do memorial virtual, Blog interativo “Do Teodoro ao CETS”, que consiste em uma página virtual para disponibilizar fontes distintas como fotografias, narrativas sobre a história e a memória do Centro Educacional Teodoro Sampaio buscamos problematizar os discursos saudosistas que diminuem a auto estima dos alunos de hoje. Por meio da construção de conhecimentos históricos sobre a escola e dos alunos como sujeitos históricos; através da abordagem da História Local, objetivamos conhecer e problematizar memórias escolares distintas a partir de fontes históricas diversificadas; Buscamos ainda compreender o patrimônio material e imaterial que compõem a história da escola e discutir alguns conceitos de História para o desenvolvimento da consciência histórica escolar. Este estudo foi desenvolvido no Mestrado Profissional - PROFHISTORIA – ofertado pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB e dialoga com autores diversos que se debruçam sobre temas como memória e patrimônio e os usos de fontes diversas como fotografias, jornais e registros memorialísticos. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Centro Educacional Teodoro Sampaio; Santo Amaro/BA; Blog; Memória escolar; | pt_BR |
Título: dc.title | DO “TEODORO” AO “CETS” Uma experiência para o ensino de História no Centro Educacional Teodoro Sampaio - CETS em Santo Amaro/BA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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FLÁVIA BASTOS PIMENTA - PROFHISTÓRIA UNEB -.pdf | 2.14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/702797/2/FLÁVIA BASTOS PIMENTA - PROFHISTÓRIA UNEB -.pdfDownload |
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