Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIMES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, NEI EDUARDO FREITAS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-19T12:34:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-19T12:34:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | DOC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702760 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os cursos de Licenciatura no Brasil devem buscar uma excelência não só por sua natureza profissionalizante, pois qualquer graduação busca inserir no mercado profissionais cada vez mais qualificados, mas também por se tratar de uma Área de Conhecimento fundamental para o crescimento de uma nação. Diversos especialistas concordam que um país só se desenvolve através da educação, e em se tratando de ensino, nada é mais fundamental para a sociedade do que a Educação Básica, onde a busca permanente do desenvolvimento humano se colide com as mais diversas realidades socioculturais. Nessa perspectiva, o cuidado com os professores da educação básica deve ser objetivo permanente para as políticas públicas brasileiras em busca de uma qualidade de ensino digna dos países mais desenvolvidos do mundo. (JARDILINO, SAMPAIO, e OLIVERI, 2021) Desenvolver um profissional com habilidades e competências para fomentar em uma criança ou adolescente valores, conhecimentos e práticas que os permitam viver e contribuir em uma sociedade mais justa e igualitária, não pode ser tido como uma simples formação. O curso de licenciatura deve promover no discente a vontade de desenvolver-se de maneira permanente; deve minimizar a distância entre a teoria (aquilo que o professor ensina como ideal para a carreira) e a prática (aquilo que o aluno efetivamente transborda no seu cotidiano de trabalho) a fim de inserir no aluno a segurança necessária para a execução profissional; deve fomentar o olhar crítico aos caminhos tomados pela educação com o objetivo de formar um profissional vocacionado às melhorias de sua carreira. A qualidade do ensino universitário requer um conjunto de ações integradas que perpassam pelas políticas públicas de longo prazo, conscientização dos profissionais responsáveis pela formação docente, incentivo e fortalecimento do princípio do ensino universitário da intersecção do ensino, pesquisa e extensão, e da integração dos conteúdos promovendo a transversalidade da prática. A pesquisa realizada na dissertação trouxe como objetivo fazer um comparativo do desempenho entre os cursos de pedagogia do país, estado e região metropolitana, para contribuir com a reflexão sobre a avaliação do processo de ensino aprendizagem desses cursos e assim contribuir com a melhora das práticas docentes do ensino fundamental identificando a evolução destes indicadores. 5 O cruzamento de informações e resultados dos principais indicadores de avalição de egresso (ENADE) e Conceito Preliminar de Curso. Apuração das informações relevantes das instituições de ensino superior, bem como de seus cursos de pedagogia contrapondo a proximidade de excelência ao exame nacional de desempenho estudantil para demonstrar o desenvolvimento teórico-cognitivo esperado para a formação profissional do docente. Independente do recorte a ser analisado, tanto a título Nacional quanto a título Estadual ou Regional, os cursos de Pedagogia tiveram um aumento de conceitos ruins no ENADE e no CPC o aumento se refletiu na faixa de conceitos bons. Ou seja, enquanto os cursos de Pedagogia conseguem altos índices de conceitos referente à seus cursos, o mesmo se inverte quando a analise recai nos egressos destes mesmos cursos ao realizarem um exame de conteúdo. Acrescente-se a isso outras variáveis que dizem respeito à Categoria Administrativa, Organização Acadêmica e Modalidade de Ensino. Esta pesquisa propõe um produto que sensibilize os agentes como professores, gestores tanto da Educação Básica quanto do Ensino Superior, bem como demais profissionais que atuam na Educação, através de uma formação utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem, pretende chamar atenção para a questão levantada pelo problema da pesquisa. O curso está disponível no ambiente Moodle da UNIMES. através do link https://presencial20221.unimes.br/course/view.php?id=1371. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 307KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | 307KB | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | PEDAGOGIA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | FORMAÇÃO DOCENTE | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | AVALIAÇÃO | pt_BR |
Título: dc.title | Curso de Formação – Cenário dos cursos de Pedagogia no Brasil – relevância da formação docente | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM PRÁTICAS DOCENTES | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
NEI.pdf | 288,19 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/702760/2/NEI.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons