Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MELO, VIRVALENE COSTA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DOMINGUES, ROBSON JOSÉ DE SOUZA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, ANTÔNIO CÉSAR MATIAS DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-18T21:58:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-18T21:58:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | GUIA DE SAÚDE MENTAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702699 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Convido-os a conhecer o Guia de Orientações para Professores de Educação Física sobre Transtornos Mentais, elaborado como produto da dissertação de Mestrado Ensino em Saúde na Amazônia – PPG-ESA, da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O propósito deste guia, organizado por professores, é orientar o professor de educação física (PEF) na identificação das diferentes situações que envolvem as questões de saúde mental, especialmente nos transtornos mentais de Depressão, Ansiedade, Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) na infância e na adolescência no cotidiano escolar. É importante esclarecer que essas informações de forma alguma substituem a consulta a um profissional habilitado para o diagnóstico do transtorno mental, devendo o PEF direcionar os alunos aos profissionais da área. Além disso, visa sugerir quais as melhores atividades educacionais à serem utilizadas no Ensino da Educação Física de acordo com cada transtorno, de forma a auxiliar na prática pedagógica de suas aulas, visando a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos alunos. O mesmo foi elaborado a partir das informações coletadas na pesquisa de campo e na revisão de literatura, feitas para impactar na melhoria do Ensino | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 960 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde Mental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Título: dc.title | Guia de orientação para professores de Educação Física sobre transtorno mental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Ensino em Saúde na Amazônia - PPGESA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto da Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
GUIA SAUDE MENTAL PARA PROFESSORES ED FISICA.pdf | 959.46 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/702699/2/GUIA SAUDE MENTAL PARA PROFESSORES ED FISICA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons