Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Figueiredo, Aline Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Perticarrari, André | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-18T17:01:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-18T17:01:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Aline Oliveira Figueiredo_2021_ProdutoEducacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702619 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é resultado de estudos desenvolvidos no Programa de Mestrado Profissional no Ensino de Ciências e Matemática, pelo IFSP – Campus São Paulo. Seu objetivo é gerar subsídios teóricos-metodológicos aos professores de Ciências e Biologia, no desenvolvimento do Ensino Investigativo utilizando um Terrário como Modelo Científico Didático. O mesmo conta com uma parte introdutória, seguida de orientações aos professores e material do aluno. A escolha da elaboração deste material deve-se a ampla capacidade de modelagem que o terrário possui, não sendo um mero objeto a se contemplar, mas por ser capaz de receber interferências e fornecer dados que se assemelham a realidade. É importante frisar que modelos não tem a pretensão de igualdade, de uma representação fiel do ecossistema com todas as teorias ecológicas em perfeita correspondência. O que é relevante nesse estudo é sua capacidade de analogia, uma representação na qual os alunos desenvolvam a percepção de certos fenômenos bem como a ação antrópica interfere na homeostasia dos ecossistemas. Alguns conceitos ecológicos tornam-se abstratos e por vezes distantes da realidade do educando, desta forma a realização de diversos experimentos são recursos capazes de promover uma prática pedagógica significativa, levando o aluno a se tornar um cidadão observador e crítico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1471Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ecologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | terrário | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | modelo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino investigativo | pt_BR |
Título: dc.title | Possibilidades de modelização com a utilização do terrário no ensino de ecologia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Aline Oliveira Figueiredo_2021_ProdutoEducacional.pdf | 1.47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/702619/2/Aline Oliveira Figueiredo_2021_ProdutoEducacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons