Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Helena Miranda da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | HAMMES, Itamar Luís | - |
Autor(es): dc.contributor.author | JUNIOR, Nei Jairo Fonseca dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-18T12:47:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-18T12:47:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Inclusão de Produto Educacional na Plataforma Educapes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702577 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é o resultado da dissertação de mestrado realizado pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica PROFEPT, ofertado pelo IFSul Câmpus Charqueadas, RS. A dissertação se intitula “Ensino Médio Integrado: diálogos na construção da autonomia na aprendizagem dos estudantes considerando a concepção de formação humana integral como horizonte pedagógico” e teve a pesquisa empírica realizada com os estudantes iniciantes no ano de 2020 no Ensino Médio Integrado do IFSul Câmpus Lajeado. O produto constitui-se no Projeto de Ensino para Circuito de Rodas de Conversa que tem o título “Fala compartilhada #NoPiqueDoAprender”. Foi planejado na intenção de colaborar com colegas de equipes de ensino das instituições que atuam com o Ensino Médio Integrado disponibilizando um material que pudesse servir de apoio na organização de encontros direcionados aos estudantes ingressantes no curso. O projeto de ensino tem o objetivo de oportunizar aos estudantes ingressantes espaço de discussão, de reflexão, de diálogo, problematizando a sua relação com o aprender e com a busca do conhecimento como sujeitos da aprendizagem, a partir dos temas de cada encontro. Além disso, pretende-se que seja lugar de escuta sensível desses jovens permitindo que manifestem suas angústias e anseios, ajudando na sua transição para o Ensino Médio Integrado e na adaptação ao Câmpus, com vistas ao desenvolvimento da autonomia no processo de aprendizagem. A execução do projeto de ensino está organizada em quatro encontros, havendo um tema para cada encontro. Este material está dividido em quatro capítulos. O primeiro tem uma breve introdução, o segundo capítulo aborda sobre a metodologia das rodas de conversa, o terceiro capítulo faz a contextualização da execução do projeto e o quarto capítulo se refere ao projeto de ensino propriamente dito. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 650 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação humana integral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diálogos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Circuito de Rodas de Conversa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | Projeto de ensino circuito de Rodas de conversa: Fala compartilhada #NoPiqueDoAprender | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto educacional Helena Miranda da Silva.pdf | 649,59 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/702577/2/produto educacional Helena Miranda da Silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons