Projeto de ensino circuito de Rodas de conversa: Fala compartilhada #NoPiqueDoAprender

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Sul-rio-grandense - IFSULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Helena Miranda da-
Autor(es): dc.contributor.authorHAMMES, Itamar Luís-
Autor(es): dc.contributor.authorJUNIOR, Nei Jairo Fonseca dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-18T12:47:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-18T12:47:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-18-
identificador: dc.identifier.otherInclusão de Produto Educacional na Plataforma Educapespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702577-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é o resultado da dissertação de mestrado realizado pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica PROFEPT, ofertado pelo IFSul Câmpus Charqueadas, RS. A dissertação se intitula “Ensino Médio Integrado: diálogos na construção da autonomia na aprendizagem dos estudantes considerando a concepção de formação humana integral como horizonte pedagógico” e teve a pesquisa empírica realizada com os estudantes iniciantes no ano de 2020 no Ensino Médio Integrado do IFSul Câmpus Lajeado. O produto constitui-se no Projeto de Ensino para Circuito de Rodas de Conversa que tem o título “Fala compartilhada #NoPiqueDoAprender”. Foi planejado na intenção de colaborar com colegas de equipes de ensino das instituições que atuam com o Ensino Médio Integrado disponibilizando um material que pudesse servir de apoio na organização de encontros direcionados aos estudantes ingressantes no curso. O projeto de ensino tem o objetivo de oportunizar aos estudantes ingressantes espaço de discussão, de reflexão, de diálogo, problematizando a sua relação com o aprender e com a busca do conhecimento como sujeitos da aprendizagem, a partir dos temas de cada encontro. Além disso, pretende-se que seja lugar de escuta sensível desses jovens permitindo que manifestem suas angústias e anseios, ajudando na sua transição para o Ensino Médio Integrado e na adaptação ao Câmpus, com vistas ao desenvolvimento da autonomia no processo de aprendizagem. A execução do projeto de ensino está organizada em quatro encontros, havendo um tema para cada encontro. Este material está dividido em quatro capítulos. O primeiro tem uma breve introdução, o segundo capítulo aborda sobre a metodologia das rodas de conversa, o terceiro capítulo faz a contextualização da execução do projeto e o quarto capítulo se refere ao projeto de ensino propriamente dito.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent650 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação humana integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiálogospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCircuito de Rodas de Conversapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Título: dc.titleProjeto de ensino circuito de Rodas de conversa: Fala compartilhada #NoPiqueDoAprenderpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADApt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons