Elaboração de catálogo sobre os recursos materiais de tecnologia assistiva e materiais adaptados disponíveis nas escolas municipais de Niterói (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorBandeira, Paola Martins Bagueira Pinto-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Suzete Araujo Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-17T12:53:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-17T12:53:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702438-
Resumo: dc.description.abstractO uso da Tecnologia Assistiva na Educação de Alunos com Deficiência tem se mostrado um precioso recurso de apoio e suporte ao processo ensino- aprendizagem em todos os níveis de ensino na Educação Básica, representando uma ferramenta pedagógica indispensável ao percurso acadêmico de alunos com deficiência. A Rede Municipal de Educação do Município de Niterói têm em sua composição 92 escolas, distribuídas em 7 Polos. O objetivo do presente estudo foi quantificar; classificar a existência de materiais e recursos de Tecnologia Assistiva disponíveis para os alunos com deficiência matriculados na Rede Municipal de Educação de Niterói, além de conhecer o perfil dos profissionais responsáveis pela Sala de Recursos. A proposta metodológica foi o da Pesquisa-Ação, cujo aporte teórico foi Michael Thiollent. A Pesquisa - Ação tem por objetivo, conhecer uma determinada realidade social, na qual prevê a participação dos interessados em torno de uma questão real e que pretende contribuir para a qualidade da prática pedagógica na educação. Dessa forma, foi realizado um levantamento dos recursos materiais existentes na Oficina de Tecnologia Assistiva/Fundação Municipal de Educação, bem como nas escolas da Rede Municipal de Educação localizadas nos Polos 6 e 7. A escolha de tais Polos deu-se pelo fato da pesquisadora atuar no Polo 6 e a opção por dois Polos diferentes, abrangendo dessa forma bairros distintos, ocorreu para que a pesquisa demonstrasse o AEE na Sala de Recursos, e os recursos disponíveis, favorecendo assim, a análise dos dados dentro de um contexto diverso e de realidades tão distintas das 14 escolas do campo de pesquisa. A coleta de dados para traçar o perfil do profissional que atua na Sala de Recursos foi realizada por meio de questionário e entrevista semiestruturada. O levantamento e a análise dos dados coletados deu-se por meio do método misto quanti-qualitativo. Os dados colhidos com a aplicação do questionário e as respostas nas entrevistas foram analisados e tabulados juntamente com as informações obtidas e as respectivas observações feitas pelos professores. Para a produção do catálogo, foram feitos registros fotográficos dos recursos existentes nas salas de recursos investigadas e na Oficina de Tecnologia Assistiva da Fundação Municipal de Educação de Niterói, cujos recursos materiais estão disponibilizados para o trabalho no Atendimento Educacional Especializado, junto aos alunos com deficiência. O que possibilitou uma visão concreta do real cenário em que se encontram os alunos e dos meios disponibilizados para o seu desenvolvimento em cada unidade escolar visitada. O catálogo tem como principal objetivo viabilizar o fácil acesso e consulta dos professores, contribuindo para que eles possam aplicar tais recursos no seu dia a dia, nas intervenções junto aos alunos com deficiência.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectALUNOS COM DEFICIÊNCIApt_BR
Título: dc.titleElaboração de catálogo sobre os recursos materiais de tecnologia assistiva e materiais adaptados disponíveis nas escolas municipais de Niterói (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais