Possibilidades de modelização com a utilização do terrário no ensino de ecologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFigueiredo, baldinato@ifsp.edu.br-
Autor(es): dc.contributor.authorPerticarrari, André-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-16T23:10:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-16T23:10:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-10-
identificador: dc.identifier.otherAdriana_de_Andrade_2021_ProdutoEducacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702397-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado de estudos desenvolvidos no Programa de Mestrado Profissional no Ensino de Ciências e Matemática, pelo IFSP – Campus São Paulo. Seu objetivo é gerar subsídios teóricos-metodológicos aos professores de Ciências e Biologia, no desenvolvimento do Ensino Investigativo utilizando um Terrário como Modelo Científico Didático. O mesmo conta com uma parte introdutória, seguida de orientações aos professores e material do aluno. A escolha da elaboração deste material deve-se a ampla capacidade de modelagem que o terrário possui, não sendo um mero objeto a se contemplar, mas por ser capaz de receber interferências e fornecer dados que se assemelham a realidade. É importante frisar que modelos não tem a pretensão de igualdade, de uma representação fiel do ecossistema com todas as teorias ecológicas em perfeita correspondência. O que é relevante nesse estudo é sua capacidade de analogia, uma representação na qual os alunos desenvolvam a percepção de certos fenômenos bem como a ação antrópica interfere na homeostasia dos ecossistemas. Alguns conceitos ecológicos tornam-se abstratos e por vezes distantes da realidade do educando, desta forma a realização de diversos experimentos são recursos capazes de promover uma prática pedagógica significativa, levando o aluno a se tornar um cidadão observador e crítico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4139Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ecologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectterráriopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmodelopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino investigativopt_BR
Título: dc.titlePossibilidades de modelização com a utilização do terrário no ensino de ecologiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons