O Ensino de História e as representações sobre os povos indígenas Krahô

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSales, Nívia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-16T19:25:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-16T19:25:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherNívia Alves Sales UFTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702378-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa intitulado O Ensino de História e as Representações sobre os Povos Indígenas Krahô, tem por objetivo primário Identificar as Representações sobre os Povos indígenas presentes no imaginário do/as aluno/as da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Impacto em Guaraí/TO, como objetivos secundários propõe descrever as representações constituídas para o Ensino de História em relação aos povos indígenas, procurando contextualizar a importância da aprendizagem significativa para o ensino de história, identificando assim, as representações presentes no imaginário dos alunos sobre os povos indígenas e, por fim, propondo o desenvolvimento de ações e materiais de apoio para o Ensino de História sobre as representações relacionadas aos povos indígenas Krahô do Tocantins. O estudo é de cunho qualitativo. A abordagem partiu da pesquisa-ação tendo como lócus da pesquisa no Colégio Impacto Guaraí e a Aldeia Indígena Krahô. Rodas de conversas foi a estratégia viabilizadora do diálogo e consequente audição dos alunos, uma turma de 3ª série do Ensino Médio, que participou da pesquisa. Além desse diálogo a pesquisa compreendeu também fontes bibliográficas e iconografia dos povos Krahô disponível no site socioambiental. Como resultado da pesquisa proponho um manual interativo para exposição virtual sobre história e cultura indígena, que pode ser utilizado tanto por professor indígena, como não indígena, sobretudo nas aulas de história.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1727 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentaçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPovos Krahôspt_BR
Título: dc.titleO Ensino de História e as representações sobre os povos indígenas Krahôpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Nívia Alves Sales UFT.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFT, 20221,73 MBAdobe PDF/bitstream/capes/702378/2/Nívia Alves Sales UFT.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons