Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sales, Nívia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-16T19:25:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-16T19:25:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Nívia Alves Sales UFT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702378 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho de pesquisa intitulado O Ensino de História e as Representações sobre os Povos Indígenas Krahô, tem por objetivo primário Identificar as Representações sobre os Povos indígenas presentes no imaginário do/as aluno/as da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Impacto em Guaraí/TO, como objetivos secundários propõe descrever as representações constituídas para o Ensino de História em relação aos povos indígenas, procurando contextualizar a importância da aprendizagem significativa para o ensino de história, identificando assim, as representações presentes no imaginário dos alunos sobre os povos indígenas e, por fim, propondo o desenvolvimento de ações e materiais de apoio para o Ensino de História sobre as representações relacionadas aos povos indígenas Krahô do Tocantins. O estudo é de cunho qualitativo. A abordagem partiu da pesquisa-ação tendo como lócus da pesquisa no Colégio Impacto Guaraí e a Aldeia Indígena Krahô. Rodas de conversas foi a estratégia viabilizadora do diálogo e consequente audição dos alunos, uma turma de 3ª série do Ensino Médio, que participou da pesquisa. Além desse diálogo a pesquisa compreendeu também fontes bibliográficas e iconografia dos povos Krahô disponível no site socioambiental. Como resultado da pesquisa proponho um manual interativo para exposição virtual sobre história e cultura indígena, que pode ser utilizado tanto por professor indígena, como não indígena, sobretudo nas aulas de história. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1727 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Representações | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Povos Krahôs | pt_BR |
Título: dc.title | O Ensino de História e as representações sobre os povos indígenas Krahô | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Nívia Alves Sales UFT.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFT, 2022 | 1,73 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/702378/2/Nívia Alves Sales UFT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons