LIBRAS E ENSINO DE FILOSOFIA: a experiência do pensar pelas mãos que falam

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALMEIDA, ELINE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-16T19:20:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-16T19:20:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherLIBRAS E ENSINO DE FILOSOFIA: a experiência do pensar pelas mãos que falampt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702377-
Resumo: dc.description.abstractPor meio de pesquisa teórico-metodológica, nosso trabalho tem como intento estabelecer um elo entre a Filosofia e a Libras numa proposta de elaborar material didático-pedagógico do ensino de Filosofia pela experiência da Libras. A Filosofia uma vez instaurada no universo escolar precisa exercer de maneira crítico-reflexiva um despertar constante para a práxis, e, portanto, ter papel ativo e transformador na relação professor-aluno. Nesse sentido, uma educação que estabeleça elos que sejam verdadeiramente inclusivos e voltados à cidadania se faz necessário. A partir de estudos à luz do pensamento de Maurice Merleau-Ponty podemos fortalecer esses elos quando passamos a compreender como a experiência de corporeidade nos proporciona tanto com a Filosofia quanto com a Libras uma relação direta da linguagem de um corpo-sujeito. Nos mais diversos teóricos estudados e, principalmente o já citado aqui, observa-se conceitos como corpo, expressão, linguagem, movimento, entre outros. Dessa forma, no primeiro capítulo faremos um percurso histórico da ausência-presença da Filosofia no sistema de ensino brasileiro. Veremos as correntes filosóficas e o sistema de ensino dos surdos, buscando elucidar o que é a surdez e as línguas de sinais e ainda compartilhamos conhecimentos sobre a epistemologia surda vinculando à corporeidade presente nos sinais da Libras. No segundo capítulo, refletiremos temáticas como percepção, corpo-próprio, expressão, linguagem e fala. Tais temáticas são de grande sustentabilidade ao nosso trabalho, e nesse percurso nos utilizamos de muitas obras, mas como leitura principal, a obra Fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty. No que tange ao terceiro capítulo, temos a parte prática de nossa pesquisa sobre o ensino da Filosofia pela enunciação da Libras: este é o momento de concretização da experiência do pensar pelas mãos. A pesquisa a ser realizada tem como lócus o CAS- Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez prof.ª Maria da Glória Costa Arcangelli e será desenvolvida por etapas que se seguem a partir de oficinas filosóficas. As oficinas serão transcritas para a |LIBRAS depois de serem analisadas pelo professor, alunos e intérpretes no intento de desenvolver e aperfeiçoar material didático pedagógico para o ensino de filosofia pela enunciação da LIBRAS.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent32 bitespt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCorporeidade. Movimento. Ensino de Filosofia. Ensino de Libras. Merleau-Ponty.pt_BR
Título: dc.titleLIBRAS E ENSINO DE FILOSOFIA: a experiência do pensar pelas mãos que falampt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL DE FILOSOFIA-PROF-FILO (núcleo UFMA)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de dissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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