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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA, ELINE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-16T19:20:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-16T19:20:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | LIBRAS E ENSINO DE FILOSOFIA: a experiência do pensar pelas mãos que falam | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702377 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Por meio de pesquisa teórico-metodológica, nosso trabalho tem como intento estabelecer um elo entre a Filosofia e a Libras numa proposta de elaborar material didático-pedagógico do ensino de Filosofia pela experiência da Libras. A Filosofia uma vez instaurada no universo escolar precisa exercer de maneira crítico-reflexiva um despertar constante para a práxis, e, portanto, ter papel ativo e transformador na relação professor-aluno. Nesse sentido, uma educação que estabeleça elos que sejam verdadeiramente inclusivos e voltados à cidadania se faz necessário. A partir de estudos à luz do pensamento de Maurice Merleau-Ponty podemos fortalecer esses elos quando passamos a compreender como a experiência de corporeidade nos proporciona tanto com a Filosofia quanto com a Libras uma relação direta da linguagem de um corpo-sujeito. Nos mais diversos teóricos estudados e, principalmente o já citado aqui, observa-se conceitos como corpo, expressão, linguagem, movimento, entre outros. Dessa forma, no primeiro capítulo faremos um percurso histórico da ausência-presença da Filosofia no sistema de ensino brasileiro. Veremos as correntes filosóficas e o sistema de ensino dos surdos, buscando elucidar o que é a surdez e as línguas de sinais e ainda compartilhamos conhecimentos sobre a epistemologia surda vinculando à corporeidade presente nos sinais da Libras. No segundo capítulo, refletiremos temáticas como percepção, corpo-próprio, expressão, linguagem e fala. Tais temáticas são de grande sustentabilidade ao nosso trabalho, e nesse percurso nos utilizamos de muitas obras, mas como leitura principal, a obra Fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty. No que tange ao terceiro capítulo, temos a parte prática de nossa pesquisa sobre o ensino da Filosofia pela enunciação da Libras: este é o momento de concretização da experiência do pensar pelas mãos. A pesquisa a ser realizada tem como lócus o CAS- Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez prof.ª Maria da Glória Costa Arcangelli e será desenvolvida por etapas que se seguem a partir de oficinas filosóficas. As oficinas serão transcritas para a |LIBRAS depois de serem analisadas pelo professor, alunos e intérpretes no intento de desenvolver e aperfeiçoar material didático pedagógico para o ensino de filosofia pela enunciação da LIBRAS. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 32 bites | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Corporeidade. Movimento. Ensino de Filosofia. Ensino de Libras. Merleau-Ponty. | pt_BR |
Título: dc.title | LIBRAS E ENSINO DE FILOSOFIA: a experiência do pensar pelas mãos que falam | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL DE FILOSOFIA-PROF-FILO (núcleo UFMA) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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1. Dissertação de Eline Mesquita .pdf | LIBRAS E ENSINO DE FILOSOFIA: a experiência do pensar pelas mãos que falam | 2.46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/702377/2/1. Dissertação de Eline Mesquita .pdfDownload |
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