O Desenho Universal para Aprendizagem e as rodas de conversas: uma contribuição para aulas mais inclusivas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCAp- UERJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorQUERIDO, Valéria do Nascimento-
Autor(es): dc.contributor.authorBAIÃO, Jonê Carla-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-13T11:54:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-13T11:54:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-01-
identificador: dc.identifier.otherO Desenho Universal para Aprendizagem e as rodas de conversas: uma contribuição para aulas mais inclusivaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702042-
Resumo: dc.description.abstractComo exigência do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Educação Básica, propomos como produto desta Pesquisa o desenvolvimento de uma plataforma virtual do Desenho Universal para Aprendizagem com acesso público e ininterrupto para diferentes sujeitos do processo de ensino aprendizagem, com o objetivo central de favorecer o processo de construção de Projetos Político Pedagógicos desenvolvidos a partir dos preceitos do Desenho Universal, a fim de assegurar o lugar de fala de diferentes sujeitos que habitam o espaço escolar, assegurar singularidades e direitos fundamentais. O produto destaca a importância das rodas de conversa. Prática intensificada na pandemia do Corona vírus. A construção de uma plataforma pode contribuir para o processo de construção do projeto políticos pedagógicos à medida que consolida em um mesmo espaço diferentes materiais de consulta – textuais ou não – e possibilita uma coleta sistematizada de informações que podem ser usadas oportunamente como elementos discursivos a serem incorporados na discussão do desenvolvimento do projeto político pedagógico. Para isso a plataforma pode identificar o sujeito, direcionar para espaços pertinentes ao seu perfil, consolidar informações e disponibilizar materiais com livre acesso.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent30,0 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDesenho universal da aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Título: dc.titleO Desenho Universal para Aprendizagem e as rodas de conversas: uma contribuição para aulas mais inclusivaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO DE EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDEFESA DE DISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons