Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MUNIZ, Márcia Clêide Carvalho, | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-13T11:03:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-13T11:03:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | A Casa da Torre de Garcia D’Ávila: uma proposta de educação patrimonial para o ensino de História | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702036 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As ruínas da Casa da Torre de Garcia d’Ávila, localizada no município de Mata de São João, Bahia, faz parte do Patrimônio Cultural brasileiro, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938 e, atualmente, configura-se em um ponto turístico que recebe visitantes de diversas regiões do país e estudantes de diferentes instituições de ensino. Entre os aspectos que atraem esses visitantes ao local está a sua importância histórica no contexto da Bahia colonial, reforçada pelo imaginário criado em torno desse conjunto arquitetônico repleto de lendas, batalhas heróicas e conflitos em torno da antiga edificação, além da ideia de a ruína representar o único modelo, nas Américas, de um castelo de características medievais. Nesse sentido, a presente dissertação intitulada “A Casa da Torre de Garcia d’Ávila: uma proposta de educação patrimonial para o ensino de História da Bahia” tem como objetivo inserir a Educação Patrimonial no ensino de História, tomando o patrimônio da Casa da Torre de Garcia d’Ávila como fonte do conhecimento histórico, numa perspectiva mais crítica dos processos que envolvem a história da Casa da Torre e sua constituição enquanto patrimônio cultural. A partir de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, buscouse fazer uma discussão acerca da produção historiográfica sobre a história da Casa da Torre, a fim de desenvolver práticas pedagógicas de problematização do patrimônio local no processo de ensino e aprendizagem, a partir de uma metodologia de educação patrimonial. Este estudo que está inserido na linha de pesquisa Saberes Históricos em diferentes espaços de memória, do Programa PROFHISTÓRIA – Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade do Estado da Bahia – Campus I apresenta ao final uma sequência didática como proposta pedagógica, para professores de história, voltada para o reconhecimento da importância da educação patrimonial e da história local no ensino da História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,5 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; História Local; Patrimônio Cultural; Casa da Torre; Educação Patrimonial; | pt_BR |
Título: dc.title | A CASA DA TORRE DE GARCIA D’ÁVILA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA BAHIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MÁRCIA CLÊIDE CARVALHO MUNIZ - PROFHISTÓRIA UNEB.pdf | 2.43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/702036/2/MÁRCIA CLÊIDE CARVALHO MUNIZ - PROFHISTÓRIA UNEB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons