A CASA DA TORRE DE GARCIA D’ÁVILA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA BAHIA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMUNIZ, Márcia Clêide Carvalho,-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-13T11:03:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-13T11:03:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherA Casa da Torre de Garcia D’Ávila: uma proposta de educação patrimonial para o ensino de Históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702036-
Resumo: dc.description.abstractAs ruínas da Casa da Torre de Garcia d’Ávila, localizada no município de Mata de São João, Bahia, faz parte do Patrimônio Cultural brasileiro, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938 e, atualmente, configura-se em um ponto turístico que recebe visitantes de diversas regiões do país e estudantes de diferentes instituições de ensino. Entre os aspectos que atraem esses visitantes ao local está a sua importância histórica no contexto da Bahia colonial, reforçada pelo imaginário criado em torno desse conjunto arquitetônico repleto de lendas, batalhas heróicas e conflitos em torno da antiga edificação, além da ideia de a ruína representar o único modelo, nas Américas, de um castelo de características medievais. Nesse sentido, a presente dissertação intitulada “A Casa da Torre de Garcia d’Ávila: uma proposta de educação patrimonial para o ensino de História da Bahia” tem como objetivo inserir a Educação Patrimonial no ensino de História, tomando o patrimônio da Casa da Torre de Garcia d’Ávila como fonte do conhecimento histórico, numa perspectiva mais crítica dos processos que envolvem a história da Casa da Torre e sua constituição enquanto patrimônio cultural. A partir de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, buscouse fazer uma discussão acerca da produção historiográfica sobre a história da Casa da Torre, a fim de desenvolver práticas pedagógicas de problematização do patrimônio local no processo de ensino e aprendizagem, a partir de uma metodologia de educação patrimonial. Este estudo que está inserido na linha de pesquisa Saberes Históricos em diferentes espaços de memória, do Programa PROFHISTÓRIA – Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade do Estado da Bahia – Campus I apresenta ao final uma sequência didática como proposta pedagógica, para professores de história, voltada para o reconhecimento da importância da educação patrimonial e da história local no ensino da História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; História Local; Patrimônio Cultural; Casa da Torre; Educação Patrimonial;pt_BR
Título: dc.titleA CASA DA TORRE DE GARCIA D’ÁVILA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA BAHIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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