ITINERÁRIO PARA ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira CAp-UERJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Roberta-
Autor(es): dc.contributor.authorBraun, Patricia-
Autor(es): dc.contributor.authorMarin, Márcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-12T10:34:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-12T10:34:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-
identificador: dc.identifier.otherITINERÁRIO PARA ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS ACESSÍVEISpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701960-
Resumo: dc.description.abstractO itinerário surge como produto de mestrado, cuja dissertação se intitula “Estratégias e recursos de mediação pedagógica para um estudante com Deficiência Intelectual no primeiro ciclo do Ensino Fundamental”. Trata-se de um guia com elementos didáticos que envolveram a elaboração e estruturação de recursos e estratégias para mediação pedagógica para um estudante com Deficiência Intelectual, em uma turma comum, numa escola pública situada na cidade do Rio de Janeiro. O itinerário foi pensado a partir do material mais elementar da sala de aula: cadernos e pasta arquivo do estudante. Com base na discussão teórica e nas análises oriundas da pesquisa de mestrado realizada, propomos um produto com a finalidade de auxiliar o pensar e, consequentemente, a elaboração de materiais e recursos didáticos para a mediação do ensino em sala de aula, com o olhar para a Deficiência Intelectual. O itinerário apresenta os conceitos sobre acessibilidade ao currículo, diferenciação de ensino, individualização de ensino, mediação pedagógica, estratégia pedagógica e recursos didáticos. Para exemplificar e ilustrar o conteúdo apresentamos exemplos de materiais a partir da observação e análise de cadernos e pastas arquivos de um estudante. Foram materiais elementares do cotidiano escolar, construídos / elaborados por princípios da diferenciação de ensino, para promover acessibilidade ao currículo e às proposições didáticas diante do processo de escolarização do estudante.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent27 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF digitalpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDEFICIÊNCIA INTELECTUAL; RECURSOS ACESSÍVEIS; MEDIAÇÃO PEDAGÓGICApt_BR
Título: dc.titleITINERÁRIO PARA ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS ACESSÍVEISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons