Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira CAp-UERJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Roberta | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Braun, Patricia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marin, Márcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-12T10:34:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-12T10:34:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | ITINERÁRIO PARA ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701960 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O itinerário surge como produto de mestrado, cuja dissertação se intitula “Estratégias e recursos de mediação pedagógica para um estudante com Deficiência Intelectual no primeiro ciclo do Ensino Fundamental”. Trata-se de um guia com elementos didáticos que envolveram a elaboração e estruturação de recursos e estratégias para mediação pedagógica para um estudante com Deficiência Intelectual, em uma turma comum, numa escola pública situada na cidade do Rio de Janeiro. O itinerário foi pensado a partir do material mais elementar da sala de aula: cadernos e pasta arquivo do estudante. Com base na discussão teórica e nas análises oriundas da pesquisa de mestrado realizada, propomos um produto com a finalidade de auxiliar o pensar e, consequentemente, a elaboração de materiais e recursos didáticos para a mediação do ensino em sala de aula, com o olhar para a Deficiência Intelectual. O itinerário apresenta os conceitos sobre acessibilidade ao currículo, diferenciação de ensino, individualização de ensino, mediação pedagógica, estratégia pedagógica e recursos didáticos. Para exemplificar e ilustrar o conteúdo apresentamos exemplos de materiais a partir da observação e análise de cadernos e pastas arquivos de um estudante. Foram materiais elementares do cotidiano escolar, construídos / elaborados por princípios da diferenciação de ensino, para promover acessibilidade ao currículo e às proposições didáticas diante do processo de escolarização do estudante. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 27 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | PDF digital | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | DEFICIÊNCIA INTELECTUAL; RECURSOS ACESSÍVEIS; MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA | pt_BR |
Título: dc.title | ITINERÁRIO PARA ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons