Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira CAp-UERJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Roberta | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Braun, Patricia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marin, Márcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-12T10:34:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-12T10:34:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | ITINERÁRIO PARA ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701960 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O itinerário surge como produto de mestrado, cuja dissertação se intitula “Estratégias e recursos de mediação pedagógica para um estudante com Deficiência Intelectual no primeiro ciclo do Ensino Fundamental”. Trata-se de um guia com elementos didáticos que envolveram a elaboração e estruturação de recursos e estratégias para mediação pedagógica para um estudante com Deficiência Intelectual, em uma turma comum, numa escola pública situada na cidade do Rio de Janeiro. O itinerário foi pensado a partir do material mais elementar da sala de aula: cadernos e pasta arquivo do estudante. Com base na discussão teórica e nas análises oriundas da pesquisa de mestrado realizada, propomos um produto com a finalidade de auxiliar o pensar e, consequentemente, a elaboração de materiais e recursos didáticos para a mediação do ensino em sala de aula, com o olhar para a Deficiência Intelectual. O itinerário apresenta os conceitos sobre acessibilidade ao currículo, diferenciação de ensino, individualização de ensino, mediação pedagógica, estratégia pedagógica e recursos didáticos. Para exemplificar e ilustrar o conteúdo apresentamos exemplos de materiais a partir da observação e análise de cadernos e pastas arquivos de um estudante. Foram materiais elementares do cotidiano escolar, construídos / elaborados por princípios da diferenciação de ensino, para promover acessibilidade ao currículo e às proposições didáticas diante do processo de escolarização do estudante. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 27 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | PDF digital | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | DEFICIÊNCIA INTELECTUAL; RECURSOS ACESSÍVEIS; MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA | pt_BR |
Título: dc.title | ITINERÁRIO PARA ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons