Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Teixeira, Luciano Severino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-11T23:30:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-11T23:30:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | “E percebi que minha família estava usando cabelo afro”: ensino de história, cabelo crespo e racismo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701958 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Podemos perceber que a sociedade brasileira contemporânea é formada por uma grande diversidade, seja ela racial, social ou cultural. Dessa forma, parte-se do pressuposto de que essa diversidade vem ou deveria vir acompanhada de igualdade entre todos os seus segmentos. Como exemplo, podemos citar a escola, um ambiente com uma multiplicidade de pessoas, em que a promoção do respeito às diferenças deveria prevalecer. Mas nem sempre as coisas acontecem dessa forma, visto que, nela, nos deparamos com casos de exclusão, preconceito e racismo para com e entre alunos, professores e funcionários. Nesse sentido, esse trabalho objetivou a concepção de um grupo de estudos com alunos(as) da Escola Roberto Coelho Pedroso, em Três Rios (RJ), que vise a pensar, através da temática do cabelo, a criação de estratégias de combate a todo tipo de preconceitos e termos pejorativos que sejam atribuídos ao cabelo crespo. O grupo de estudos pretende contribuir para uma consciência histórica e construir ferramentas para se pensar não só um ambiente escolar, mas também uma sociedade onde seja possível a promoção da igualdade racial e o combate a práticas racistas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.649 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cabelo crespo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Grupo de estudos | pt_BR |
Título: dc.title | “E percebi que minha família estava usando cabelo afro”: ensino de história, cabelo crespo e racismo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LUCIANO S TEIXEIRA - PROFHISTORIA UERJ.pdf | 3.65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701958/2/LUCIANO S TEIXEIRA - PROFHISTORIA UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons