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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Sebastião Reis de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-12T13:20:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-12T13:20:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701949 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação aborda as formações discursivas sobre o ser surdo na escola inclusiva. O referencial teórico foi o da Análise do Discurso francesa, circunscrita na categoria formação discursiva. A ideia em apresentar esta temática justifica-se pelas experiências adquiridas e vivenciadas enquanto profissional tradutor/intérprete de Libras em uma das escolas onde a pesquisa foi realizada, assim como pela emergente construção dessa categoria de educação inclusiva concomitante com avanços legais na conjuntura da democratização brasileira desde 1988, a fim de se verificar a pertinência concreta dessa categoria à luz da teoria de discurso perscrutando subjacências nos discursos oficiais de estratos e classes sociais agentes dessas práticas de educação inclusiva de surdos. Teve como objetivo geral analisar o discurso sobre formações discursivas elaboradas pelos professores, alunos ouvintes e alunos surdos sobre o “ser surdo” na escola inclusiva e, como específicos, investigar a realidade dos alunos surdos na escola inclusiva; analisar as formações discursivas elaboradas pelos professores em relação ao aluno surdo na escola inclusiva; examinar as formações discursivas elaboradas pelos alunos ouvintes em relação ao aluno surdo na escola inclusiva; avaliar as formações discursivas elaboradas pelos alunos surdos a respeito da escola inclusiva. A metodologia foi a qualitativa, por se tratar de uma pesquisa acerca da eficácia do discurso a respeito de fenômeno social, enquanto a pesquisa de campo adotada foi a participante, porque se conviveu com os sujeitos pesquisados, alunos surdos e ouvintes e professores. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO INCLUSIVA | pt_BR |
| Título: dc.title | As formações discursivas sobre o “ser surdo” na escola inclusiva (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
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