“Professora, afinal, para que serve a História?”: vidas no papel e projeções de futuro no ensino-aprendizagem de História da Geração Z

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Susanna Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-11T22:47:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-11T22:47:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.other“Professora, afinal, para que serve a História?”: vidas no papel e projeções de futuro no ensino-aprendizagem de História da Geração Zpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701944-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem como mote o questionamento comum a muitos estudantes da educação básica, qual seja: “Professora, afinal, para que serve a História?”. Uma vez que o saber histórico escolar produz impactos diretos sobre a vida prática dos (as) estudantes, tomase como fundamento que a História ensinada pode operar de maneira muito significativa no que diz respeito à construção de subjetividades humanas. O principal exercício empreendido nesta pesquisa foi o de fundamentar, através de análises teóricas, uma percepção que não é exatamente pessoal, mas que se organiza de forma argumentativa e analítica neste texto: a pergunta sobre a utilidade da História não parece ser elaborada com a finalidade de “testar” o (a) professor (a) em seu exercício da profissão docente. A aposta desta dissertação, portanto, consiste em afirmar que o (a) estudante que indaga sobre a serventia do conhecimento histórico escolar elabora uma tentativa de aproximação deste saber com seus possíveis usos em sua vida prática, cotidiana, imediata, especialmente tendo em conta que esses (as) adolescentes e jovens nasceram num mundo hiperconectado, eivado por tecnologias e mídias, fator que os caracteriza fundamental, subjetiva e geracionalmente, integrando a Geração Z. Esse texto, portanto, é resultado direto de experimentações em terreno de imprevistos, mais que de certezas, composto por pessoas – eu, o outro, nós – que são tecidas por palavras usadas para dar sentido ao que nos acontece, ao que somos e ao que nos tornaremos. A dimensão do produto corresponde à elaboração de aulas com proposições específicas, e diferentes entre si, considerando fundamentalmente a participação dos (as) alunos (as) e das reflexões teóricas suscitadas, e sustentadas, a partir de atividades que visavam não apenas oportunizar orientação para a vida prática desses sujeitos, como também fazê-los (las) experimentarem a imaginação, em meio à aula de história, de um caminho para perceberem quem são e quem desejam ser, incluindo, portanto, o sonho como projeção de futuro no escopo da contribuição do conhecimento histórico escolar à existência de si e do (da) outro (a).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.344 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução e difusão de narrativas históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura visual, mídias e linguagenspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVidas no papelpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProjeção de futuropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeração Zpt_BR
Título: dc.title“Professora, afinal, para que serve a História?”: vidas no papel e projeções de futuro no ensino-aprendizagem de História da Geração Zpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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