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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Susanna Fernandes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-11T22:47:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-11T22:47:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| identificador: dc.identifier.other | “Professora, afinal, para que serve a História?”: vidas no papel e projeções de futuro no ensino-aprendizagem de História da Geração Z | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701944 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem como mote o questionamento comum a muitos estudantes da educação básica, qual seja: “Professora, afinal, para que serve a História?”. Uma vez que o saber histórico escolar produz impactos diretos sobre a vida prática dos (as) estudantes, tomase como fundamento que a História ensinada pode operar de maneira muito significativa no que diz respeito à construção de subjetividades humanas. O principal exercício empreendido nesta pesquisa foi o de fundamentar, através de análises teóricas, uma percepção que não é exatamente pessoal, mas que se organiza de forma argumentativa e analítica neste texto: a pergunta sobre a utilidade da História não parece ser elaborada com a finalidade de “testar” o (a) professor (a) em seu exercício da profissão docente. A aposta desta dissertação, portanto, consiste em afirmar que o (a) estudante que indaga sobre a serventia do conhecimento histórico escolar elabora uma tentativa de aproximação deste saber com seus possíveis usos em sua vida prática, cotidiana, imediata, especialmente tendo em conta que esses (as) adolescentes e jovens nasceram num mundo hiperconectado, eivado por tecnologias e mídias, fator que os caracteriza fundamental, subjetiva e geracionalmente, integrando a Geração Z. Esse texto, portanto, é resultado direto de experimentações em terreno de imprevistos, mais que de certezas, composto por pessoas – eu, o outro, nós – que são tecidas por palavras usadas para dar sentido ao que nos acontece, ao que somos e ao que nos tornaremos. A dimensão do produto corresponde à elaboração de aulas com proposições específicas, e diferentes entre si, considerando fundamentalmente a participação dos (as) alunos (as) e das reflexões teóricas suscitadas, e sustentadas, a partir de atividades que visavam não apenas oportunizar orientação para a vida prática desses sujeitos, como também fazê-los (las) experimentarem a imaginação, em meio à aula de história, de um caminho para perceberem quem são e quem desejam ser, incluindo, portanto, o sonho como projeção de futuro no escopo da contribuição do conhecimento histórico escolar à existência de si e do (da) outro (a). | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4.344 Kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Produção e difusão de narrativas históricas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura visual, mídias e linguagens | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Vidas no papel | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Projeção de futuro | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Geração Z | pt_BR |
| Título: dc.title | “Professora, afinal, para que serve a História?”: vidas no papel e projeções de futuro no ensino-aprendizagem de História da Geração Z | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
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| SUSANNA F LIMA - PROFHISTORIA UERJ.pdf | 3.95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701944/2/SUSANNA F LIMA - PROFHISTORIA UERJ.pdfDownload |
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