
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, LAURICÉA FRANCISCO DA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-11T15:32:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-11T15:32:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701925 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Currently, learning to read and write is considered fundamental for the integration of the individual into society. The present study aims to relate the conceptions of teachers and students, about the importance of reading and writing, for the exercise of citizenship, with the implementation of teaching and learning activities that value the social function of language, in the classroom, in Elementary School II, in the municipality of Pedras de Fogo-PB. Using a qualitative approach, the teachers were consulted through a structured interview, in order to investigate the teachers' conceptions about the teaching/learning of reading and writing, from a perspective of education for citizenship. In turn, a questionnaire survey was also applied to students of Elementary School ll phase, enabling the crossing with the teachers' opinions, as well as a comparative analysis of the results obtained, in both data collection instruments the results show that students and teachers converge on the same understanding. The importance given to motivation is visible, both in the classroom and in the family environment, as it influences reading and writing activities. In addition, teachers reinforce the collaborative work between teachers from all subjects and curricular areas, with regard to the improvement of communicative skills. A last aspect, previously mentioned, has to do with the collaboration between the school and the family, as both are institutions perceived as responsible for the promotion of these communicative skills, fundamental for improving citizenship, transforming students into informed and active citizens. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | READING | pt_BR |
| Título: dc.title | READING AND WRITING: READING THE (IN)VISIBLE AND WRITING CITIZENSHIP (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| READING.pdf | 126,44 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701925/1/READING.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: