Manual de atividades investigativas no ensino de bioquímica: um novo olhar para o ensino de bioquímica no ensino médio (Atena Editora)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorMilanez, Érica da Cunha Maciel-
Autor(es): dc.contributor.authorGradella, Débora Barreto Teresa-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Marco Antônio Andrade de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-11T13:13:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-11T13:13:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-06-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701889-
Resumo: dc.description.abstractCaros professores, Venho por meio deste Manual de Atividades Práticas Investigativas no Ensino de Bioquímica fornecer aos professores de Biologia um material de apoio que contribua na elaboração das aulas de Bioquímica no Ensino Médio, com metodologias investigativas que contribuam para a autonomia do aluno. A partir da observação, de questionamentos, de conhecimentos prévios, da dúvida, da reflexão, do levantamento de hipóteses e da solução de problemas pretende-se que os alunos sejam capazes de construir o seu próprio conhecimento, sendo o professor o mediador desse processo. A Bioquímica é um conteúdo de difícil assimilação e compreensão por parte dos alunos e de professores do Ensino Básico, por ser um conteúdo extenso, complexo e abstrato, além de seus conceitos serem abordados em tópico de Química (3º ano) e Biologia (1º ano) do Ensino Médio, ofuscando a interdisciplinaridade. Este trabalho surgiu a partir de algumas inquietações, tais como: “De que forma os conteúdos bioquímicos são trabalhados no Ensino Médio? Quais os desafios e limitações dos docentes de Biologia em trabalhar com conteúdos bioquímicos no contexto escolar? Como trabalhar a Bioquímica de maneira investigativa? Como entender a Bioquímica na percepção cotidiana?” Num mundo contemporâneo, onde os conhecimentos de Ciência e Tecnologia avançam de maneira acelerada, almeja-se um ensino atraente, que desperte o interesse do aluno, que seja significativo, relacionado com o cotidiano e com a realidade. Com isso, as novas metodologias de ensino vêm ganhando cada vez mais espaço no ambiente educacional e o ensino por investigação confere uma alternativa metodológica em oposição às metodologias arcaicas, ainda amplamente utilizadas na atualidade. Com o intuito de fornecer ao professor de Biologia um material que seja favorável para o processo de ensino aprendizagem foi elaborado este Manual contendo oito atividades práticas investigativas referentes aos conteúdos bioquímicos substâncias inorgânicas: água e sais minerais e substâncias orgânicas: vitaminas, carboidratos, lipídios, ácidos nucleicos e proteínas. O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de financiamento 001 e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES). Espero que esse Manual seja uma ferramenta de apoio muito utilizada e que auxilie os professores no planejamento de aulas mais dinâmicas e significativas, aumentando o interesse e a curiosidade dos alunos pelo estudo da Bioquímica Bom trabalho!pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBIOQUÍMICApt_BR
Título: dc.titleManual de atividades investigativas no ensino de bioquímica: um novo olhar para o ensino de bioquímica no ensino médio (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais