FOLHAS DE NARRATIVA SEQUESTRADA: uma proposta transfeminista para o ensino de história através da HQ Xica Manicongo

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambuco-
Autor(es): dc.contributor.authorValença, Millena Lyra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-11T12:00:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-11T12:00:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherFOLHAS DE NARRATIVA SEQUESTRADA: uma proposta transfeminista para o ensino de história através da HQ Xica Manicongo-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701885-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objeto de estudo as identidades de gênero e orientações do desejo não hegemônicas no ensino de História. Diante do silenciamento dessas atrizes e atores sociais na narrativa histórica escolar, a pesquisa objetivou investigar sob que bases epistemológicas estão ancoradas as questões de gênero e sexualidades acerca dessas subjetividades insurgentes. Propõe-se recuperar teoricamente o caminho histórico-crítico da categoria gênero tendo como fio condutor a desestabilização do sujeito do feminismo e os tensionamentos implicados na construção teórico-política transfeminista; identificar e analisar as disputas de narrativas referentes às questões de gênero e orientações do desejo na trajetória sócio histórica das histórias em quadrinhos (HQs) além de elaborar uma proposta didática transfeminista em formato de HQ, acompanhada de orientações para prática docente. Desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica tencionada a responder como o ensino de História pode contribuir para o processo de construção e autoafirmação identitária de estudantes com identidades de gênero e orientações do desejo não hegemônicas através do referencial teórico transfeminista ancorado nos trabalhos de Jesus (2014), Nascimento (2020) e Oliveira (2018). Como principais resultados, evidenciam-se lacunas entre os avanços nos estudos de gênero no espaço acadêmico e mesmo na historiografia, em contraste com os aparatos reguladores de estado e a prática docente que mantém a narrativa histórica escolar cisheterocentrada, colonialista e excludente. Como parte propositiva, elaborou-se uma proposta didática transfeminista em HQ, protagonizada por Xica Manicongo, considerada a primeira travesti brasileira. A partir de subsídios teóricos, políticos e estéticos, a proposta objetiva contribuir com educadoras, educadores e estudantes, através da mobilização de uma narrativa em quadrinhos com roteiro adaptado e ilustrações de mulheres trans e travestis, acompanhada de suplemento didático no qual foram problematizadas categorias de análise relativas aos estudos transfeministas e de gênero, além do método de investigação histórica.-
Tamanho: dc.format.extent5 Mb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas Históricas, Memória e Identidade-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectTransfeminismo-
Título: dc.titleFOLHAS DE NARRATIVA SEQUESTRADA: uma proposta transfeminista para o ensino de história através da HQ Xica Manicongo-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
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DISSERTAÇÃO Millena Lyra Valença.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 20225,14 MBPDF/bitstream/capes/701885/1/DISSERTAÇÃO Millena Lyra Valença.pdfDownload
PRODUTO PEDAGÓGICO Millena Lyra Valença.pdfProduto Pedagógico em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 202226,44 MBPDF/bitstream/capes/701885/2/PRODUTO PEDAGÓGICO Millena Lyra Valença.pdfDownload