Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Valença, Millena Lyra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-11T12:00:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-11T12:00:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | FOLHAS DE NARRATIVA SEQUESTRADA: uma proposta transfeminista para o ensino de história através da HQ Xica Manicongo | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701885 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objeto de estudo as identidades de gênero e orientações do desejo não hegemônicas no ensino de História. Diante do silenciamento dessas atrizes e atores sociais na narrativa histórica escolar, a pesquisa objetivou investigar sob que bases epistemológicas estão ancoradas as questões de gênero e sexualidades acerca dessas subjetividades insurgentes. Propõe-se recuperar teoricamente o caminho histórico-crítico da categoria gênero tendo como fio condutor a desestabilização do sujeito do feminismo e os tensionamentos implicados na construção teórico-política transfeminista; identificar e analisar as disputas de narrativas referentes às questões de gênero e orientações do desejo na trajetória sócio histórica das histórias em quadrinhos (HQs) além de elaborar uma proposta didática transfeminista em formato de HQ, acompanhada de orientações para prática docente. Desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica tencionada a responder como o ensino de História pode contribuir para o processo de construção e autoafirmação identitária de estudantes com identidades de gênero e orientações do desejo não hegemônicas através do referencial teórico transfeminista ancorado nos trabalhos de Jesus (2014), Nascimento (2020) e Oliveira (2018). Como principais resultados, evidenciam-se lacunas entre os avanços nos estudos de gênero no espaço acadêmico e mesmo na historiografia, em contraste com os aparatos reguladores de estado e a prática docente que mantém a narrativa histórica escolar cisheterocentrada, colonialista e excludente. Como parte propositiva, elaborou-se uma proposta didática transfeminista em HQ, protagonizada por Xica Manicongo, considerada a primeira travesti brasileira. A partir de subsídios teóricos, políticos e estéticos, a proposta objetiva contribuir com educadoras, educadores e estudantes, através da mobilização de uma narrativa em quadrinhos com roteiro adaptado e ilustrações de mulheres trans e travestis, acompanhada de suplemento didático no qual foram problematizadas categorias de análise relativas aos estudos transfeministas e de gênero, além do método de investigação histórica. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 5 Mb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas Históricas, Memória e Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transfeminismo | - |
Título: dc.title | FOLHAS DE NARRATIVA SEQUESTRADA: uma proposta transfeminista para o ensino de história através da HQ Xica Manicongo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Millena Lyra Valença.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2022 | 5.14 MB | /bitstream/capes/701885/1/DISSERTAÇÃO Millena Lyra Valença.pdfDownload | |
PRODUTO PEDAGÓGICO Millena Lyra Valença.pdf | Produto Pedagógico em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2022 | 26.44 MB | /bitstream/capes/701885/2/PRODUTO PEDAGÓGICO Millena Lyra Valença.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: