A abordagem investigativa na educação e a pesquisa como princípio educativo : curso de extensão a distância para professores e licenciandos

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Autor(es): dc.contributorUNIMESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, ILMA FARIAS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-10T14:12:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-10T14:12:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-10-
identificador: dc.identifier.otherDOCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701874-
Resumo: dc.description.abstractEste curso foi elaborado a partir dos resultados de uma pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Práticas Docentes, denominada “A formação de professores : a pesquisa como instrumento educativo na prática docente”. A pesquisa teve por objetivo demonstrar que a formação dos professores, para uma mudança no ensino e na aprendizagem deve ocorrer de forma reflexiva tendo como instrumento de aprendizagem na formação inicial, a pesquisa. A investigação demonstrou que nem todos os participantes possuem clareza sobre o uso da pesquisa enquanto instrumento pedagógico. Destacou ainda, a existência por parte dos participantes, o pensamento da separação entre o ensino, da pesquisa, sendo esta utilizada na maioria das vezes apenas como instrumento de busca. A análise das questões trouxe-nos à compreensão os tipos de dificuldades encontradas pela maioria dos alunos participantes para a utilização da pesquisa como instrumento educativo. Estas perpassam pelo preparo do professor, pela ausência de estímulo e de interesse do próprio aluno. Acreditamos que a incompletude do entendimento do conceito de pesquisa como metodologia na educação e o distanciamento entre ensino e a pesquisa vivenciado por alguns professores participantes durante sua formação, possam colaborar para a ausência da pesquisa como instrumento educativo no cotidiano de suas aulas. Parte dos alunos descreveram ter tido uma frequência média (33%) e baixa (20%) com pesquisa durante o seu curso. Cabe ressaltar que apesar de alguns professores sinalizarem ter o entendimento da função da pesquisa como metodologia de ensino, a utilização desta em suas aulas mostrou-se ocorrer apenas em momentos diferenciados. Entendemos que esta prática pode estar relacionada ao fato de que, a compreensão de pesquisa como instrumento educativo parece ser J U S T I F I C A T I V A 7 algo ainda não assimilado pela prática de alguns dos professores, precisando ser, portanto, transformada em uma atitude didática cotidiana. Para Freire (1996) fazem parte da natureza da prática do professor, a indagação e a pesquisa, portanto é preciso que este se veja como pesquisador durante o seu fazer pedagógico e formação permanente. O resultado do preparo, recebido pelo professor formador participante em sua formação, em alguns casos, não se mostrou suficiente para a prática da pesquisa em suas aulas. O reconhecimento da importância do preparo de seus alunos, futuros professores, para o desenvolvimento desta dimensão investigativa do trabalho dos professores, não se mostrou suficiente para a prática desta abordagem nas salas de aula dos professores participantes deste estudo. Segundo Demo(2002) a atitude de pesquisa é o centro da didática do aprender a aprender. Esta, por sua vez, leva o aluno a construir posicionamento positivo, crítico e criativo, sempre renovado e contínuo. A falta de interesse pela utilização da pesquisa por parte de alguns alunos, sinalizada através dos dados analisados, pode ser considerada um reflexo da desmotivação a criatividade vivenciada em experiências de sua vida na escola. Dados da pesquisa demonstram que entre os 15 alunos participantes, 40% raramente vivenciaram a pesquisa em sala de aula. O ensino tradicional, ainda utilizado por alguns professores, onde o aluno não tem muito espaço para manifestar sua autonomia, por vezes acabam por suscitar o desinteresse pela busca do novo. A pesquisa em sala de aula é uma forma de envolver os alunos e professores em movimento questionador(MORAES; GALIAZZI; RAMOS,2004). Necessário se faz valorizar o aluno, reconhecendo o seu potencial criativo, sua autonomia e capacidade para a reflexão e participação na construção e inovação do conhecimento. A educação pela pesquisa traz em sua abordagem um peso político maior, na medida que favorece a formação do cidadão participativo, capaz de fazer uso da argumentação e da intervenção. Os resultados deste estudo trouxe luz a realidade de que nos cursos das licenciaturas, considerando algumas exceções, pouco se difunde o conceito do professor pesquisador, sendo o conceito de pesquisa como instrumento 8 educativo pouco difundido e o engajamento dos alunos em grupos de pesquisas e projetos ainda é baixo. O investimento na formação inicial dos professores sobre o educar pela pesquisa justifica-se pela necessidade de uma educação que contemple a relação teoria/prática voltada para a (re)construção de conhecimentos e que vá além da instrução, já que o tipo de educação centrada no mero repasse de conteúdos parece não atender suficientemente às necessidades do mundo atual. É relevante destacar que este estudo não tem como objetivo desqualificar as estratégias de aprendizagem adotadas pelos professores participantes, mas apresentar um caminho para que a formação de nossos futuros professores possam promover uma prática onde a aprendizagem ocorra de forma favorecer a atitude de pesquisa, autonomia crítica, de busca criativa e evolução contínua.(DEMO,1994). Uma proposta de formação continuada Segundo Tardif (2012), o professor “é um sujeito que assume sua prática a partir dos significados que ele mesmo lhe dá, um sujeito que possui conhecimentos e um saber-fazer provenientes de sua própria atividade e a partir dos quais ele a estrutura e a orienta.” (p. 115). A formação em serviço deve ser firmada em princípios que provoquem a reflexão sobre a prática e sobre o seu contexto, tendo como protagonista desta formação os professores Durante o trabalho de análises dos dados, verificamos a necessidade de dar uma devolutiva para os professores e alunos participantes da pesquisa, como forma de socializar os resultados e colaborar com a elaboração, a reelaboração inovadora do conhecimento sobre a pesquisa como instrumento educativo. Desta forma, com foco no aperfeiçoamento profissional de nossos professores, requerido no contexto da educação que atende a uma demanda que se modifica constantemente, no desenvolvimento contínuo de nossos graduandos que terão sua prática exercida em um espaço de formação mútua, onde ensina e aprende, a relevância do tema da pesquisa como instrumento educativo, optou-se pela realização de um curso de extensão oferecido à 9 distância pela Plataforma Moodle(Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment). O Ensino a Distância (EaD) emerge da necessidade de o processo de ensino-aprendizagem acontecer independentemente do ambiente em que educador e educandos estejam, por meio da tecnologia. Gadotti (2010) destaca que a educação hoje, necessita explorar as diversas tecnologias e fazer uso das diferentes linguagens, pois não é possível hoje, ensinar e aprender apenas presencialmente A escolha da realização de uma intervenção por esta modalidade de educação, deve-se à facilidade de reunir os participantes sem precisar de deslocamento e favorecer os diferentes tempo e ritmos de aprendizagempt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,1MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype1,1MBpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectCURSO EADpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROFESSORESpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLICENCIANDOSpt_BR
Título: dc.titleA abordagem investigativa na educação e a pesquisa como princípio educativo : curso de extensão a distância para professores e licenciandospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM PRÁTICAS DOCENTESpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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