O JOGO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CRIAÇÃO E RECRIAÇÃO

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Autor(es): dc.contributorUNIMES-
Autor(es): dc.contributor.authorSALLES, FELIPE DA SILVA MARQUES-
Autor(es): dc.contributor.authorFELIPE DA SILVA MARQUES SALLES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-10T13:52:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-10T13:52:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-10-
identificador: dc.identifier.otherDOC-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701871-
Resumo: dc.description.abstractAo longo dos anos, a educação física escolar vem buscando por meio de muitas pesquisas e estudos novas abordagens e métodos de ensino para alcançar seus objetivos e firmar seu espaço dentro da escola. Segundo Betti e Zuliani (2002), a educação física enquanto componente curricular escolar, deve ter como objetivo inserir integralmente o aluno na cultura corporal de movimento, formando um cidadão crítico e reflexivo e capaz de compreender e utilizar os seus conteúdos como, o jogo, o esporte, a dança, a ginástica, a luta, as práticas de aptidão física para promover a sua qualidade de vida. Para Libâneo (1994), conteúdo de ensino é um conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, valores e atitudes, que atuam em determinado grupo social, organizados pedagogicamente, tendo por finalidade desenvolver a compreensão e aplicação dos mesmos em sua vida na sociedade. Quando se trata da educação física escolar o jogo, a brincadeira, a dança, a luta, o esporte e o exercício físico são os principais conteúdos para que o professor desenvolva todos os conhecimentos e habilidades destacados pelo autor, utilizando sua melhor abordagem metodológica. Negrelli (2014) aponta que a pedagogia define método de ensino como sendo a utilização de uma, ou mais estratégias que podem auxiliar o aluno a chegar a um determinado objetivo especificado pelo professor no processo de ensino. O método de ensino está ligado diretamente aos processos de ensinar e de aprender, e assim também, a didática na construção e incorporação do conhecimento pelo aluno, de uma forma simples e clara. Métodos de ensino são as técnicas, isto é, o meio no qual o professor escolhe como desenvolver os conteúdos junto com o aluno, para que o mesmo consiga aprender e compreender da forma mais simples possível. Podemos destacar a metodologia de ensinar como um dos fatores considerados relevantes no processo de ensino e de aprendizagem. Segundo Costa (2003) o método de ensino mais eficaz é aquele que conduz o aluno ao caminho mais assertivo e simples para se chegar aos objetivos e metas propostas para qualquer jogo. Dessa forma, para alcançar esse objetivo, veiculado pelo método, apontado por Costa (2003), e corroborado por Darido (2005), que define a existência de três dimensões do aprendizado: Conceitual, Procedimental e Atitudinal. A dimensão conceitual é o entendimento das alterações e adaptações que a sociedade e o esporte passam ao longo dos anos. A dimensão procedimental é a pratica, isto é, a vivência do esporte, da dança, do jogo no dia a dia, a forma como ele é jogado e como se dá o entendimento de suas regras. Já a dimensão atitudinal aborda o aspecto social. É ela que leva ao desenvolvimento do respeito entre colegas e adversários e valoriza os jogos e as brincadeiras do seu cotidiano. Em um sentido mais amplo, vale dizer que o jogo está presente em nossas vidas, não somente na nossa infância e juventude, mas sim em toda a nossa vida, e quando usado de maneira certa, se torna uma ferramenta de extrema importância, pois seu aspecto lúdico torna a brincadeira divertida e motivadora, e assim, contribui para a aprendizagem dos alunos de maneira facilitadora e de maior alcance. Quando a criança, ou o adolescente joga, ele entra no mundo da incerteza, do possível, do lúdico, realiza novos desafios e compreende os conceitos de regras. É no jogo que revelamos a autonomia, libertamos a imaginação e a criatividade e várias outras possibilidades (TAROUCO, ROLAND, FABRE E KONRATH, 2004). As palavras brincadeira, brincar e jogo, possuem significados semelhantes em nossa língua. O ponto divergente é que o jogo implica na existência de regras pré-estabelecidas e por determinar um ganhador e perdedor no final de sua pratica (FREIRE, 2009, p.106). Segundo Freire, (2009) o jogo de regras leva o aluno a cumprí-las, submetendo-o às regras do jogo para poder jogar. Consequentemente o jogo pode ser considerado um combinado social, assim como a sociedade é feita de regras, analogamente o jogo pode ser considerado um exemplo de vida em sociedade. Piaget (1985) afirma que o jogo e a brincadeira, em um modelo de escola tradicional sempre passaram despercebidos, ou então, são vistos como diversão, sem propósito pedagógico, ou uma atividade para extravasar a energia acumulada. O jogo é um dos componentes que está ligado ao conteúdo da educação física. Segundo Darido (2005), em uma abordagem construtivista, a construção do conhecimento ocorre a partir da interação do aluno com o mundo, sendo o conhecimento um processo desenvolvido pelo aluno durante toda sua vida. Dentro deste cenário, é importante que a educação física no dentro da escola, resgate a cultura de jogo e das brincadeiras, pois o jogo é considerado o principal modo de ensinar, é uma ferramenta pedagógica muito relevante, tendo em vista que as crianças e os adolescentes ao jogarem interagem com o meio e com os outros e com isso, podem aprender, reaprender e criar. É fato que o jogo é uma ferramenta valiosa no processo de ensino e de aprendizagem. Contudo, a problemática é apresentada na forma em que o jogo está sendo utilizado dentro da escola, como os alunos estão compreendendo o jogo e a sua importância para o seu desenvolvimento. A pesquisa que deu origem a esse produto tinha como objetivo analisar a relevância do jogo para os alunos como conteúdo/ferramenta para o processo de ensino e de aprendizagem, na escola e o produto em questão tem como objetivo compartilhar com professores a relevância do jogo como um meio de proporcionar reflexão, compreensão da sociedade em que vivemos, entender que o jogo não deve ser visto como um simples passatempo, e sim uma conteúdo da educação e educação física escolar que permita levar alunos e professores a novas descobertas-
Resumo: dc.description.abstractAo longo dos anos, a educação física escolar vem buscando por meio de muitas pesquisas e estudos novas abordagens e métodos de ensino para alcançar seus objetivos e firmar seu espaço dentro da escola. Segundo Betti e Zuliani (2002), a educação física enquanto componente curricular escolar, deve ter como objetivo inserir integralmente o aluno na cultura corporal de movimento, formando um cidadão crítico e reflexivo e capaz de compreender e utilizar os seus conteúdos como, o jogo, o esporte, a dança, a ginástica, a luta, as práticas de aptidão física para promover a sua qualidade de vida. Para Libâneo (1994), conteúdo de ensino é um conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, valores e atitudes, que atuam em determinado grupo social, organizados pedagogicamente, tendo por finalidade desenvolver a compreensão e aplicação dos mesmos em sua vida na sociedade. Quando se trata da educação física escolar o jogo, a brincadeira, a dança, a luta, o esporte e o exercício físico são os principais conteúdos para que o professor desenvolva todos os conhecimentos e habilidades destacados pelo autor, utilizando sua melhor abordagem metodológica. Negrelli (2014) aponta que a pedagogia define método de ensino como sendo a utilização de uma, ou mais estratégias que podem auxiliar o aluno a chegar a um determinado objetivo especificado pelo professor no processo de ensino. O método de ensino está ligado diretamente aos processos de ensinar e de aprender, e assim também, a didática na construção e incorporação do conhecimento pelo aluno, de uma forma simples e clara. Métodos de ensino são as técnicas, isto é, o meio no qual o professor escolhe como desenvolver os conteúdos junto com o aluno, para que o mesmo consiga aprender e compreender da forma mais simples possível. Podemos destacar a metodologia de ensinar como um dos fatores considerados relevantes no processo de ensino e de aprendizagem. Segundo Costa (2003) o método de ensino mais eficaz é aquele que conduz o aluno ao caminho mais assertivo e simples para se chegar aos objetivos e metas propostas para qualquer jogo. Dessa forma, para alcançar esse objetivo, veiculado pelo método, apontado por Costa (2003), e corroborado por Darido (2005), que define a existência de três dimensões do aprendizado: Conceitual, Procedimental e Atitudinal. A dimensão conceitual é o entendimento das alterações e adaptações que a sociedade e o esporte passam ao longo dos anos. A dimensão procedimental é a pratica, isto é, a vivência 3 do esporte, da dança, do jogo no dia a dia, a forma como ele é jogado e como se dá o entendimento de suas regras. Já a dimensão atitudinal aborda o aspecto social. É ela que leva ao desenvolvimento do respeito entre colegas e adversários e valoriza os jogos e as brincadeiras do seu cotidiano. Em um sentido mais amplo, vale dizer que o jogo está presente em nossas vidas, não somente na nossa infância e juventude, mas sim em toda a nossa vida, e quando usado de maneira certa, se torna uma ferramenta de extrema importância, pois seu aspecto lúdico torna a brincadeira divertida e motivadora, e assim, contribui para a aprendizagem dos alunos de maneira facilitadora e de maior alcance. Quando a criança, ou o adolescente joga, ele entra no mundo da incerteza, do possível, do lúdico, realiza novos desafios e compreende os conceitos de regras. É no jogo que revelamos a autonomia, libertamos a imaginação e a criatividade e várias outras possibilidades (TAROUCO, ROLAND, FABRE E KONRATH, 2004). As palavras brincadeira, brincar e jogo, possuem significados semelhantes em nossa língua. O ponto divergente é que o jogo implica na existência de regras préestabelecidas e por determinar um ganhador e perdedor no final de sua pratica (FREIRE, 2009, p.106). Segundo Freire, (2009) o jogo de regras leva o aluno a cumprí-las, submetendo-o às regras do jogo para poder jogar. Consequentemente o jogo pode ser considerado um combinado social, assim como a sociedade é feita de regras, analogamente o jogo pode ser considerado um exemplo de vida em sociedade. Piaget (1985) afirma que o jogo e a brincadeira, em um modelo de escola tradicional sempre passaram despercebidos, ou então, são vistos como diversão, sem propósito pedagógico, ou uma atividade para extravasar a energia acumulada. O jogo é um dos componentes que está ligado ao conteúdo da educação física. Segundo Darido (2005), em uma abordagem construtivista, a construção do conhecimento ocorre a partir da interação do aluno com o mundo, sendo o conhecimento um processo desenvolvido pelo aluno durante toda sua vida. Dentro deste cenário, é importante que a educação física no dentro da escola, resgate a cultura de jogo e das brincadeiras, pois o jogo é considerado o principal modo de ensinar, é uma ferramenta pedagógica muito relevante, tendo em vista que as crianças e os adolescentes ao jogarem interagem com o meio e com os outros e com isso, podem aprender, reaprender e criar. 4 É fato que o jogo é uma ferramenta valiosa no processo de ensino e de aprendizagem. Contudo, a problemática é apresentada na forma em que o jogo está sendo utilizado dentro da escola, como os alunos estão compreendendo o jogo e a sua importância para o seu desenvolvimento. A pesquisa que deu origem a esse produto tinha como objetivo analisar a relevância do jogo para os alunos como conteúdo/ferramenta para o processo de ensino e de aprendizagem, na escola e o produto em questão tem como objetivo compartilhar com professores a relevância do jogo como um meio de proporcionar reflexão, compreensão da sociedade em que vivemos, entender que o jogo não deve ser visto como um simples passatempo, e sim uma conteúdo da educação e educação física escolar que permita levar alunos e professores a novas descobertas-
Tamanho: dc.format.extent90KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype90KB-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectJOGO-
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR-
Palavras-chave: dc.subjectRECREAÇÃO-
Título: dc.titleO JOGO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CRIAÇÃO E RECRIAÇÃO-
Tipo de arquivo: dc.typecurso-
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM PRÁTICAS DOCENTES-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO-
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