Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Metropolitana de Santos | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Olintho, Marcelo Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Thiago Simão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-09T20:55:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-09T20:55:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Espaços Ociosos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701855 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho, por meio de pesquisas in loco, analisa os espaços de uma unidade escolar do Ensino Fundamental no município de Santos-SP, com o objetivo de propor a transformação de um espaço ocioso em um ambiente voltado à educação ambiental e à acessibilidade, por meio do comprometimento com o meio ambiente e inclusão do aluno portador de deficiência ao ensino regular. As pesquisas realizadas são orientadas pela busca de transformação dos espaços ociosos existentes e subutilizados de uma unidade escolar, adequando-os através de um projeto executivo que abrange educação ambiental, acessibilidade e inclusão. Nesse sentido, foi desenvolvido um projeto de reforma e ampliação que traça diretrizes em projetos arquitetônicos de adequações de espaços que possam servir aos alunos como elemento fundamental à aprendizagem da educação ambiental no seu desenvolvimento escolar. O projeto foi realizado com a participação dos educadores, coordenadores, nutricionista e diretora da unidade, uma vez que foi necessário estabelecer parâmetros para aferir a qualidade do ambiente escolar, considerando-se a complexidade da produção escolar. Como resultado, a pesquisa demonstra que a readequação desses espaços promoveu aos alunos ambientes para vivências interdisciplinares relacionadas à acessibilidade, inclusão e educação ambiental, o que é certamente positivo para o ambiente educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
Título: dc.title | PROTOCOLO:COMO TRANSFORMAR OS ESPAÇOS OCIOSOS DE UMA ESCOLA EM ESPAÇOS VERDES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Marcello.pdf | 5,91 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701855/2/Produto_Marcello.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons