PROTOCOLO:COMO TRANSFORMAR OS ESPAÇOS OCIOSOS DE UMA ESCOLA EM ESPAÇOS VERDES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Metropolitana de Santospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOlintho, Marcelo Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Thiago Simão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-09T20:55:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-09T20:55:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-09-
identificador: dc.identifier.otherEspaços Ociosospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701855-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho, por meio de pesquisas in loco, analisa os espaços de uma unidade escolar do Ensino Fundamental no município de Santos-SP, com o objetivo de propor a transformação de um espaço ocioso em um ambiente voltado à educação ambiental e à acessibilidade, por meio do comprometimento com o meio ambiente e inclusão do aluno portador de deficiência ao ensino regular. As pesquisas realizadas são orientadas pela busca de transformação dos espaços ociosos existentes e subutilizados de uma unidade escolar, adequando-os através de um projeto executivo que abrange educação ambiental, acessibilidade e inclusão. Nesse sentido, foi desenvolvido um projeto de reforma e ampliação que traça diretrizes em projetos arquitetônicos de adequações de espaços que possam servir aos alunos como elemento fundamental à aprendizagem da educação ambiental no seu desenvolvimento escolar. O projeto foi realizado com a participação dos educadores, coordenadores, nutricionista e diretora da unidade, uma vez que foi necessário estabelecer parâmetros para aferir a qualidade do ambiente escolar, considerando-se a complexidade da produção escolar. Como resultado, a pesquisa demonstra que a readequação desses espaços promoveu aos alunos ambientes para vivências interdisciplinares relacionadas à acessibilidade, inclusão e educação ambiental, o que é certamente positivo para o ambiente educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaço escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidadept_BR
Título: dc.titlePROTOCOLO:COMO TRANSFORMAR OS ESPAÇOS OCIOSOS DE UMA ESCOLA EM ESPAÇOS VERDESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamentalpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons