Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bernardes, Walter Lucio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-05T19:13:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-05T19:13:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Novas Investigações na Urbe Carioca: Afinal o que enxergar: a cidade projetada, invisível ou a cidade maravilhosa? | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701748 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A temática central da dissertação consiste na abordagem da Evolução Urbana da cidade do Rio de janeiro, de forma interdisciplinar, a partir de uma série de circuitos pedagógicos, realizados em aulas de campo, pelo centro da cidade, de forma guiada pelo professor. Estamos em uma sociedade da informação, produzindo novos conhecimentos a todo momento, mas infelizmente a escola no Brasil, ainda tem por base um modelo conservador de ensino, que visa principalmente a memorização, a repetição e o desempenho voltado para uma prática pedagógica bancária, sem nenhum significado com a realidade e enfática no plano teórico e no academicismo. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é elaborar uma nova forma de promover o Ensino de História, a partir da experiência sensível dos alunos com a cidade do Rio de janeiro, a partir de aulas de campo, dentro da temática da Evolução Urbana da cidade, levando em consideração três planos ou intervenções urbanas: O plano Agache (1930), O Doxiadis (1965) e o Projeto Porto Maravilha (2016) e o eixo transversal: patrimônio, memória, identidade e lugar. A pesquisa, através da produção de um material didático para os professores, também visa auxiliar os mais variados profissionais de educação na forma como aplicar essas novas práticas no ambiente da cidade, corroborando como uma alternativa viável ao ensino de história, fora dos limites institucionais da Escola e da sala de aula, encarada como uma prática naturalmente conservadora e tradicional. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Evolução Urbana. Planos Urbanos. Roteiros pedagógicos. Aulas de campo. Patrimônio. Profhistória | pt_BR |
Título: dc.title | Novas Investigações na Urbe Carioca: Afinal o que enxergar: a cidade projetada, invisível ou a cidade maravilhosa? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
WALTER LUCIO GUIMARAES BERNARDES - PROFHISTÓRIA UNIRIO.pdf | 16,8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701748/2/WALTER LUCIO GUIMARAES BERNARDES - PROFHISTÓRIA UNIRIO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons