Novas Investigações na Urbe Carioca: Afinal o que enxergar: a cidade projetada, invisível ou a cidade maravilhosa?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBernardes, Walter Lucio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-05T19:13:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-05T19:13:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherNovas Investigações na Urbe Carioca: Afinal o que enxergar: a cidade projetada, invisível ou a cidade maravilhosa?pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701748-
Resumo: dc.description.abstractA temática central da dissertação consiste na abordagem da Evolução Urbana da cidade do Rio de janeiro, de forma interdisciplinar, a partir de uma série de circuitos pedagógicos, realizados em aulas de campo, pelo centro da cidade, de forma guiada pelo professor. Estamos em uma sociedade da informação, produzindo novos conhecimentos a todo momento, mas infelizmente a escola no Brasil, ainda tem por base um modelo conservador de ensino, que visa principalmente a memorização, a repetição e o desempenho voltado para uma prática pedagógica bancária, sem nenhum significado com a realidade e enfática no plano teórico e no academicismo. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é elaborar uma nova forma de promover o Ensino de História, a partir da experiência sensível dos alunos com a cidade do Rio de janeiro, a partir de aulas de campo, dentro da temática da Evolução Urbana da cidade, levando em consideração três planos ou intervenções urbanas: O plano Agache (1930), O Doxiadis (1965) e o Projeto Porto Maravilha (2016) e o eixo transversal: patrimônio, memória, identidade e lugar. A pesquisa, através da produção de um material didático para os professores, também visa auxiliar os mais variados profissionais de educação na forma como aplicar essas novas práticas no ambiente da cidade, corroborando como uma alternativa viável ao ensino de história, fora dos limites institucionais da Escola e da sala de aula, encarada como uma prática naturalmente conservadora e tradicional.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Evolução Urbana. Planos Urbanos. Roteiros pedagógicos. Aulas de campo. Patrimônio. Profhistóriapt_BR
Título: dc.titleNovas Investigações na Urbe Carioca: Afinal o que enxergar: a cidade projetada, invisível ou a cidade maravilhosa?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons