UM CONVITE À LEITURA – COMO OS LIVROS INFANTO-JUVENIS PODEM ATUAR NA PRÁTICA ANTIRRACISTA E DECOLONIAL

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGaudard, Maria Camila-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-05T19:01:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-05T19:01:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherUM CONVITE À LEITURA – COMO OS LIVROS INFANTO-JUVENIS PODEM ATUAR NA PRÁTICA ANTIRRACISTA E DECOLONIALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701747-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação defende a efetivação da Lei 10.639/2003 e da Lei 11.645/2008 como medidas que possibilitem maior representatividade e protagonismo da pluralidade indígena e africana. Aponta que a identidade brasileira é composta também por essas diversas etnias que ainda estão silenciadas no Ensino de História contribuindo assim para a perpetuação dos diferentes tipos de racismo. A obra aborda, em particular, o racismo religioso, mas não de forma isolada, ou seja, alega que ele acontece dentro de uma estrutura racial hierarquizada no processo de colonização e que ainda está presente no cotidiano social. Assim, há a necessidade de repensar e desconstruir essas perspectivas, que é o que propõe o pensamento decolonial. O trabalho resulta na produção de um Blog, com uma seleção de livros que abordam a História e a Cultura Afro-Brasileira e indígena, como caminho auxiliar para os professores se utilizarem dos livros infanto-juvenis, presentes nas escolas públicas através do PNLD Literário, como ferramenta na luta antirracista e de combate a estrutura colonial.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Decolonialidade; Racismo religioso; PNLD Literário; Lei 10.639/2003; Lei 11.645/2008; Profhistóriapt_BR
Título: dc.titleUM CONVITE À LEITURA – COMO OS LIVROS INFANTO-JUVENIS PODEM ATUAR NA PRÁTICA ANTIRRACISTA E DECOLONIALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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