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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, André Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-05T14:51:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-05T14:51:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | VAMOS DANÇAR O CAXAMBU? O jongo na escola e o ensino de História. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701741 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem por objetivo principal debater as possibilidades do jongo, para a relação ensino-aprendizagem, a partir dos contextos históricos de seus agentes, os próprios jongueiros. Investigamos as possibilidades de resistências e conflitos enfrentados, analisando o quanto os conceitos e as políticas em torno da identidade, memória e patrimônio colaboram com as lutas das perspectivas por reparações. Discutimos a formação do jongo em torno da última geração de africanos escravizados, junto ao contexto do tráfico ilegal de seres humanos e das leis de emancipação, a partir da segunda metade do século XIX, no Brasil, até as disputas por reparações com a regulamentação constitucional pelas terras remanescentes quilombolas e as demais leis afirmativas já no contexto do século XXI. Tendo as tradições da África Central como matriz, utilizamos o conceito de ressonância em uma perspectiva de análise decolonial. Propomos um material didático para a pesquisa pelo uso de fontes, documentos e fragmentos históricos, com o objetivo de obter excelência na relação entre ensino e aprendizagem, valorizando a circularidade e a performance; combatendo a intolerância, o racismo e propondo um melhor aproveitamento das possibilidades do uso de uma pluriversalidade de gramáticas. Dialogamos com a perspectiva clássica do folclore e da cultura popular, sem nos restringirmos à análise das possíveis contribuições para a formação da nacionalidade. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Jongo. Jongueiro. Ressonância. Memória. Patrimônio. Salvaguarda, Profhistória | pt_BR |
Título: dc.title | VAMOS DANÇAR O CAXAMBU? O jongo na escola e o ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | “Mestrado Profissional em Ensino de História” | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | “Dissertação”. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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ANDRÉ L. COUTINHO GOMES - PROFHISTÓRIA UNIRIO.pdf | 3,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701741/2/ANDRÉ L. COUTINHO GOMES - PROFHISTÓRIA UNIRIO.pdfDownload |
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