VAMOS DANÇAR O CAXAMBU? O jongo na escola e o ensino de História

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, André Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-05T14:51:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-05T14:51:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherVAMOS DANÇAR O CAXAMBU? O jongo na escola e o ensino de História.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701741-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem por objetivo principal debater as possibilidades do jongo, para a relação ensino-aprendizagem, a partir dos contextos históricos de seus agentes, os próprios jongueiros. Investigamos as possibilidades de resistências e conflitos enfrentados, analisando o quanto os conceitos e as políticas em torno da identidade, memória e patrimônio colaboram com as lutas das perspectivas por reparações. Discutimos a formação do jongo em torno da última geração de africanos escravizados, junto ao contexto do tráfico ilegal de seres humanos e das leis de emancipação, a partir da segunda metade do século XIX, no Brasil, até as disputas por reparações com a regulamentação constitucional pelas terras remanescentes quilombolas e as demais leis afirmativas já no contexto do século XXI. Tendo as tradições da África Central como matriz, utilizamos o conceito de ressonância em uma perspectiva de análise decolonial. Propomos um material didático para a pesquisa pelo uso de fontes, documentos e fragmentos históricos, com o objetivo de obter excelência na relação entre ensino e aprendizagem, valorizando a circularidade e a performance; combatendo a intolerância, o racismo e propondo um melhor aproveitamento das possibilidades do uso de uma pluriversalidade de gramáticas. Dialogamos com a perspectiva clássica do folclore e da cultura popular, sem nos restringirmos à análise das possíveis contribuições para a formação da nacionalidade.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJongo. Jongueiro. Ressonância. Memória. Patrimônio. Salvaguarda, Profhistóriapt_BR
Título: dc.titleVAMOS DANÇAR O CAXAMBU? O jongo na escola e o ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.course“Mestrado Profissional em Ensino de História”pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline“Dissertação”.pt_BR
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