Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Rafael | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-05T19:07:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-05T19:07:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | SUJEITOS, IDENTIDADES E O MUNDO DIGITAL: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701732 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A chegada de alunos cada vez mais jovens à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a ampliação do acesso a novas tecnologias transformaram a realidade desse segmento no Brasil. O desafio do analfabetismo adulto que marcava a EJA em contextos históricos anteriores já não é o principal problema na atualidade. Dessa maneira, como o uso de tecnologias, que marcam as relações na sociedade da informação, pode contribuir para o Ensino de História na EJA e sendo a questão motivadora para a reflexão proposta. A dissertação discute as possibilidades do uso de TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) no desenvolvimento de uma proposta de educação significativa para o Ensino de História na EJA, com atenção para identidades dos atores desse segmento e, também, compreendendo as peculiaridades que compõem a Educação de Jovens e Adultos em Duque de Caxias a partir da experiência em escola situada na periferia da região metropolitana do Rio de Janeiro. Neste sentido, como contribuição para o desenvolvimento de práticas de ensino, dois materiais com formato que interliga áudio com imagens são apresentados para serem desenvolvidos com os alunos da EJA tendo como referência a rede estadual do Rio de Janeiro. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos; Ensino de História; História Pública; Duque de Caxias/RJ; TICs; Identidades, Profhistória | pt_BR |
Título: dc.title | SUJEITOS, IDENTIDADES E O MUNDO DIGITAL: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
RAFAEL TAVARES DOS SANTOS - PROFHISTÓRIA UNIRIO.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701732/2/RAFAEL TAVARES DOS SANTOS - PROFHISTÓRIA UNIRIO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons