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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Filocreão, Lilian | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-05T18:44:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-05T18:44:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A INDUMENTÁRIA NO ENSINO DE HISTÓRIA: Hierarquia e identidade no século XIX | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701731 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho pretende analisar o vestuário utilizado pelos diferentes segmentos do Rio de Janeiro oitocentista, com o objetivo de sugerir suas potencialidades didáticas. Para isso, buscamos abordar o debate historiográfico a respeito da cultura material, e mais especificamente os estudos sobre a indumentária em outras áreas do conhecimento humanístico. Além disso, procuramos sondar o papel das imagens no entendimento dos grupos sociais e de temporalidades pretéritas. Assim, o objetivo principal foi investigar a viabilidade da temática da indumentária como instrumento didático na disciplina de História no Ensino Médio, procurando promover uma perspectiva de articulação entre o conhecimento recente da produção historiográfica e o saber histórico construído na sala de aula. Através do mapeamento de cerca de duas dezenas de tipos de fontes entre iconográficas, textuais, e de cultura material entre outras, no âmbito desta pesquisa foi elaborado um material didático denominado “Almanaque de trajes & adornos: o vestuário no Rio de Janeiro do século XIX”. Com o material, buscamos mostrar como as roupas e os acessórios serviram de janelas sociais representativas para ressaltar as construções hierárquicas e identitárias da época. As elites eram influenciadas por uma estética europeia que lhes conferia grande distinção por seus modos de vestir. Já os grupos subalternizados, por sua vez, escravizados, libertos e imigrantes demonstravam suas origens, etnias e identidades através de suas roupas e acessórios, mesmo em um cenário de ampla desigualdade social. O material pretendeu, assim, abordar a indumentária como sinal da hierarquia social vigente, mas também como um potente instrumento de identidade. E tal produção pretende, enfim, se oferecer aos docentes e aos discentes como mais uma contribuição para a construção e a ampliação dos saberes históricos na sala de aula. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Século XIX, Vestuário, Sociedade, Profhistória | pt_BR |
| Título: dc.title | A INDUMENTÁRIA NO ENSINO DE HISTÓRIA: Hierarquia e identidade no século XIX | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| LILIAN PATRÍCIA SOARES FILOCREÃO - PROFHISTÓRIA UNIRIO.pdf | 17,08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701731/2/LILIAN PATRÍCIA SOARES FILOCREÃO - PROFHISTÓRIA UNIRIO.pdfDownload |
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