A INDUMENTÁRIA NO ENSINO DE HISTÓRIA: Hierarquia e identidade no século XIX

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFilocreão, Lilian-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-05T18:44:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-05T18:44:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherA INDUMENTÁRIA NO ENSINO DE HISTÓRIA: Hierarquia e identidade no século XIXpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701731-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho pretende analisar o vestuário utilizado pelos diferentes segmentos do Rio de Janeiro oitocentista, com o objetivo de sugerir suas potencialidades didáticas. Para isso, buscamos abordar o debate historiográfico a respeito da cultura material, e mais especificamente os estudos sobre a indumentária em outras áreas do conhecimento humanístico. Além disso, procuramos sondar o papel das imagens no entendimento dos grupos sociais e de temporalidades pretéritas. Assim, o objetivo principal foi investigar a viabilidade da temática da indumentária como instrumento didático na disciplina de História no Ensino Médio, procurando promover uma perspectiva de articulação entre o conhecimento recente da produção historiográfica e o saber histórico construído na sala de aula. Através do mapeamento de cerca de duas dezenas de tipos de fontes entre iconográficas, textuais, e de cultura material entre outras, no âmbito desta pesquisa foi elaborado um material didático denominado “Almanaque de trajes & adornos: o vestuário no Rio de Janeiro do século XIX”. Com o material, buscamos mostrar como as roupas e os acessórios serviram de janelas sociais representativas para ressaltar as construções hierárquicas e identitárias da época. As elites eram influenciadas por uma estética europeia que lhes conferia grande distinção por seus modos de vestir. Já os grupos subalternizados, por sua vez, escravizados, libertos e imigrantes demonstravam suas origens, etnias e identidades através de suas roupas e acessórios, mesmo em um cenário de ampla desigualdade social. O material pretendeu, assim, abordar a indumentária como sinal da hierarquia social vigente, mas também como um potente instrumento de identidade. E tal produção pretende, enfim, se oferecer aos docentes e aos discentes como mais uma contribuição para a construção e a ampliação dos saberes históricos na sala de aula.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, Século XIX, Vestuário, Sociedade, Profhistóriapt_BR
Título: dc.titleA INDUMENTÁRIA NO ENSINO DE HISTÓRIA: Hierarquia e identidade no século XIXpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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