Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Reis, Mariana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-05T18:25:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-05T18:25:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação_POR UM TERRITÓRIO EDUCATIVO SINÉRGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DIÁLOGOS A PARTIR DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701730 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) é considerado um dos maiores e mais abrangentes programas do mundo no que se refere ao atendimento universal aos escolares e de garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável. Fundamentada nas diretrizes do Pnae e tendo como bases a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) e o princípio educativo do trabalho na agricultura de base agroecológica, a pesquisa que deu origem a dissertação objetivou analisar as fragilidades, potencialidades e possibilidades de construção de um Território Educativo sinérgico no IF Baiano, Campus Serrinha. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com as seguintes etapas: diagnóstico individual, planejamento dialógico, execução da ação, avaliação processual e final; de modo participativo, utilizamos diversos instrumentos (entrevistas individuais semiestruturadas, reuniões virtuais em grupo, construção coletiva de sistematizações acerca das temáticas do PNAE e da Educação). Os participantes selecionados formaram um Grupo de Diálogo composto por estudantes, servidores e agricultoras familiares, totalizando nove pessoas. Ao longo do desenvolvimento do trabalho foi formulado um produto educacional intitulado de “Trilhas de Aprendizagem: caminhos para o Território Educativo na EPT por meio do PNAE”. Como resultado promovemos um espaço problematizador, dialógico, crítico-reflexivo e de articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão Popular com foco na SSAN, Agroecologia e Agricultura Familiar Camponesa, propondo caminhos para soluções de problemas identificados e discutidos a partir da realidade dos envolvidos, contribuindo assim para estruturação de processos educativos horizontalizados, calçados na troca de saberes e no envolvimento territorial. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9,1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Agroecologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa, Ensino e Extensão | pt_BR |
Título: dc.title | POR UM TERRITÓRIO EDUCATIVO SINÉRGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DIÁLOGOS A PARTIR DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação PROFEPT IF Baiano 2022_ MARIANA ELOY DOS REIS.pdf | Dissertação_POR UM TERRITÓRIO EDUCATIVO SINÉRGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DIÁLOGOS A PARTIR DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR_MARIANA REIS | 9,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701730/2/Dissertação PROFEPT IF Baiano 2022_ MARIANA ELOY DOS REIS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons