POR UM TERRITÓRIO EDUCATIVO SINÉRGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DIÁLOGOS A PARTIR DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorReis, Mariana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-05T18:25:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-05T18:25:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherDissertação_POR UM TERRITÓRIO EDUCATIVO SINÉRGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DIÁLOGOS A PARTIR DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLARpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701730-
Resumo: dc.description.abstractO Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) é considerado um dos maiores e mais abrangentes programas do mundo no que se refere ao atendimento universal aos escolares e de garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável. Fundamentada nas diretrizes do Pnae e tendo como bases a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) e o princípio educativo do trabalho na agricultura de base agroecológica, a pesquisa que deu origem a dissertação objetivou analisar as fragilidades, potencialidades e possibilidades de construção de um Território Educativo sinérgico no IF Baiano, Campus Serrinha. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com as seguintes etapas: diagnóstico individual, planejamento dialógico, execução da ação, avaliação processual e final; de modo participativo, utilizamos diversos instrumentos (entrevistas individuais semiestruturadas, reuniões virtuais em grupo, construção coletiva de sistematizações acerca das temáticas do PNAE e da Educação). Os participantes selecionados formaram um Grupo de Diálogo composto por estudantes, servidores e agricultoras familiares, totalizando nove pessoas. Ao longo do desenvolvimento do trabalho foi formulado um produto educacional intitulado de “Trilhas de Aprendizagem: caminhos para o Território Educativo na EPT por meio do PNAE”. Como resultado promovemos um espaço problematizador, dialógico, crítico-reflexivo e de articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão Popular com foco na SSAN, Agroecologia e Agricultura Familiar Camponesa, propondo caminhos para soluções de problemas identificados e discutidos a partir da realidade dos envolvidos, contribuindo assim para estruturação de processos educativos horizontalizados, calçados na troca de saberes e no envolvimento territorial.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAgroecologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSoberania e Segurança Alimentar e Nutricionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa, Ensino e Extensãopt_BR
Título: dc.titlePOR UM TERRITÓRIO EDUCATIVO SINÉRGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DIÁLOGOS A PARTIR DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTCCpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Dissertação PROFEPT IF Baiano 2022_ MARIANA ELOY DOS REIS.pdfDissertação_POR UM TERRITÓRIO EDUCATIVO SINÉRGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DIÁLOGOS A PARTIR DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR_MARIANA REIS9.33 MBAdobe PDF/bitstream/capes/701730/2/Dissertação PROFEPT IF Baiano 2022_ MARIANA ELOY DOS REIS.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons