Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | POLIZER, ALEX SANDRO DA SILVA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ZACARIAS, REGIANI APARECIDA SANTOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-04T15:14:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-04T15:14:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | e-DICIONÁRIO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701693 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação foi desenvolvida no programa de Mestrado Profissional em Docência Para a Educação Básica e surgiu do trabalho desenvolvido durante a Iniciação Científica entre os anos de 2017 e 2018. O trabalho une a importância do ensino de língua inglesa e o uso das tecnologias digitais para a elaboração de recursos pedagógicos, recorrendo a um estudo interdisciplinar entre a Lexicografia, a Pedagogia e as tendências no campo da tecnologia digital para atender à demanda de melhoria do ensino de inglês nos Anos Iniciais. Possui como objetivo a elaboração de e-verbetes português/inglês referentes à letra “C”, elaborados durante o ano de 2020 e 2021, para compor o e-dicionário de verbos. O referido dicionário, fundamentando-se na contrastividade das línguas portuguesa e inglesa, é on-line e destina-se a suprir as necessidades do usuário brasileiro, aprendiz da língua inglesa, uma vez que o consulente apresenta dificuldades em encontrar equivalentes para sua produção de texto e acaba escolhendo a primeira opção sem se atentar para a categoria e o significado da palavra: verbo, substantivo, adjetivo ou advérbio. A metodologia utilizada é de base quantitativa, qualitativa, utiliza como método investigativo a Linguística de Corpus e há uma análise linguístico-semântica conceitual, por meio de dicionários monolíngues e bilíngues. A análise leva à identificação de equivalentes e à redação dos e-verbetes contendo todas as formas verbais dos tempos gramaticais da língua inglesa; exemplos nas formas afirmativa, negativa e interrogativa em português e inglês; ditados populares e expressões comuns. Um modelo de e-verbete foi apresentado a cinco professores de língua inglesa que, após a análise, apresentaram seus comentários através de um questionário elaborado pelo pesquisador. Os e-dicionários surgem com a perspectiva de assegurar resultados mais assertivos ao consulente aprendiz por meio de interface intuitiva. Espera-se que os resultados possam contribuir para futuras pesquisas nas áreas da Educação e da e-Lexicografia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8,41 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | e-verbetes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | e-dicionário | pt_BR |
Título: dc.title | PROPOSTA DE VERBETES PARA UM E-DICIONÁRIO DE VERBOS DA LÍNGUA INGLESA: FOCO NO APRENDIZ BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Língua Inglesa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
e-DICIONÁRIO.pdf | 8,61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701693/2/e-DICIONÁRIO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons