PROPOSTA DE VERBETES PARA UM E-DICIONÁRIO DE VERBOS DA LÍNGUA INGLESA: FOCO NO APRENDIZ BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPOLIZER, ALEX SANDRO DA SILVA-
Autor(es): dc.contributor.authorZACARIAS, REGIANI APARECIDA SANTOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-04T15:14:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-04T15:14:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-07-
identificador: dc.identifier.othere-DICIONÁRIOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701693-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação foi desenvolvida no programa de Mestrado Profissional em Docência Para a Educação Básica e surgiu do trabalho desenvolvido durante a Iniciação Científica entre os anos de 2017 e 2018. O trabalho une a importância do ensino de língua inglesa e o uso das tecnologias digitais para a elaboração de recursos pedagógicos, recorrendo a um estudo interdisciplinar entre a Lexicografia, a Pedagogia e as tendências no campo da tecnologia digital para atender à demanda de melhoria do ensino de inglês nos Anos Iniciais. Possui como objetivo a elaboração de e-verbetes português/inglês referentes à letra “C”, elaborados durante o ano de 2020 e 2021, para compor o e-dicionário de verbos. O referido dicionário, fundamentando-se na contrastividade das línguas portuguesa e inglesa, é on-line e destina-se a suprir as necessidades do usuário brasileiro, aprendiz da língua inglesa, uma vez que o consulente apresenta dificuldades em encontrar equivalentes para sua produção de texto e acaba escolhendo a primeira opção sem se atentar para a categoria e o significado da palavra: verbo, substantivo, adjetivo ou advérbio. A metodologia utilizada é de base quantitativa, qualitativa, utiliza como método investigativo a Linguística de Corpus e há uma análise linguístico-semântica conceitual, por meio de dicionários monolíngues e bilíngues. A análise leva à identificação de equivalentes e à redação dos e-verbetes contendo todas as formas verbais dos tempos gramaticais da língua inglesa; exemplos nas formas afirmativa, negativa e interrogativa em português e inglês; ditados populares e expressões comuns. Um modelo de e-verbete foi apresentado a cinco professores de língua inglesa que, após a análise, apresentaram seus comentários através de um questionário elaborado pelo pesquisador. Os e-dicionários surgem com a perspectiva de assegurar resultados mais assertivos ao consulente aprendiz por meio de interface intuitiva. Espera-se que os resultados possam contribuir para futuras pesquisas nas áreas da Educação e da e-Lexicografia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,41 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecte-verbetespt_BR
Palavras-chave: dc.subjecte-dicionáriopt_BR
Título: dc.titlePROPOSTA DE VERBETES PARA UM E-DICIONÁRIO DE VERBOS DA LÍNGUA INGLESA: FOCO NO APRENDIZ BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLíngua Inglesapt_BR
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