Laboratório 306 - um escape room como ferramenta de metodologia ativa para o ensino de Ciências da Natureza

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARCONDES, PATRÍCIA NIKITIN-
Autor(es): dc.contributor.authorADINOLFI, VALERIA TRIGUEIRO SANTOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-02T20:01:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-02T20:01:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-29-
identificador: dc.identifier.otherProduto_Laboratorio306_presencial.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701663-
Resumo: dc.description.abstractEsse material é um jogo presencial, de simulação do tipo escape room, intitulado “Laboratório 306”, que tem como público alvo estudantes do ensino básico e professores. Escape room é um jogo de fuga, uma modalidade na qual os jogadores precisam desvendar enigmas, resolver problemas, montar quebra-cabeças em um cenário detalhado, com o objetivo de sair da sala resolvendo um mistério, salvando algum personagem, desvendando um crime ou outras inúmeras possibilidades O jogo foi desenvolvido usando os conceitos de gamificação, jogos, alfabetização científica, metodologias ativas e ludicidade, também relacionado à BNCC de forma interdisciplinar. O nosso objetivo foi trabalhar diferentes conceitos relacionados à Ciências da Natureza nas disciplinas de química, física e biologia. Este produto propõe a utilização de jogo – neste caso uma sala de escape room presencial – para a aprimorar o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de ciências da natureza no ensino médio, incentivando professores a criarem mais jogos e assim utilizar a gamificação como ferramenta no engajamento dos seus alunos na construção do conhecimento de forma lúdica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent620kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectescape room, metodologias ativas, BNCC, ensino de ciências, lúdicopt_BR
Título: dc.titleLaboratório 306 - um escape room como ferramenta de metodologia ativa para o ensino de Ciências da Naturezapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineciências da naturezapt_BR
Aparece nas coleções:Jogos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons