Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BARROS, Bárbara | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, Antônio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-02T19:59:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-02T19:59:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma pausa para o estudo da vírgula | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701662 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa integra a área de concentração Linguagens e Letramentos e a linha de pesquisa Estudos da Linguagem e Prática Social, do Mestrado Profissional em Letras, ofertado em rede nacional no Instituto Federal do Espírito Santo – IFES. Nosso objetivo é problematizar a importância das pausas no texto, articuladas, principalmente pelas vírgulas. Nesse sentido, discutimos a pertinência desse conteúdo na construção de sentido nos enunciados de uma forma desprendida das regras e prescrições encontradas em livros didáticos e manuais de gramática. Apresentamos o estudo ancorado na abordagem epilinguística. Nosso principal referencial teórico foi a Teoria das Operações Predicativas ou Enunciativas, cujos pressupostos estabelecem um trabalho reflexivo e consciente com e sobre a língua/linguagem. Para tanto, recorremos principalmente às contribuições de autores brasileiros filiados a tal teoria, como: Carlos Franchi, Letícia Marcondes Rezende, Marcia Romero Lopes, Antônio Carlos Gomes etc. Nossa investigação é uma pesquisa qualitativa com instrumentos inspirados na pesquisa-participante. Ela teve a participação de alunos graduandos do curso de Letras EAD na análise e sugestões de atividades destinadas a alunos do Ensino Fundamental. O produto educativo decorrente da pesquisa foi um e-book que reuniu uma sequência de atividades envolvendo a pausa e o emprego da vírgula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3517 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pausa. Epilinguagem. Vírgula. Ensino. | pt_BR |
Título: dc.title | Uma pausa para o estudo da vírgula | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO FINAL DE CURSO II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Barbara Bastos_Produto Educacional - Copia.pdf | 12.74 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701662/2/Barbara Bastos_Produto Educacional - Copia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons