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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, Ana Paula | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FILHO, Nelson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-02T17:08:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-02T17:08:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação literária das relações étnicos-raciais: uma proposta para as aulas de língua portuguesa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701660 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho, desenvolvido no curso de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, do Instituto Federal do Espírito Santo (Campus Vitória), e inserido na linha de pesquisa Estudos Literários, visa a pesquisar e analisar a leitura de contos afro-brasileiros da escritora Conceição Evaristo (2016), por meio de estratégias de leitura (Solé, 1998) mediada, com perspectiva de propiciar a compreensão das relações étnico-raciais discriminatórias e a valorização da diversidade, nas séries finais do Ensino Fundamental, contribuindo para a formação de leitores e cidadãos críticos. Motivados pelas injustiças raciais, especialmente contra negros, e amparados pela Lei 10.639/03, que objetiva combater o racismo por meio da Educação, pensamos que, para o trabalho na disciplina Língua Portuguesa, a Literatura Afro-brasileira contemporânea pode apresentar-se como ferramenta efetiva para a desnaturalização do preconceito racial. A proposta é uma intervenção de abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) realizada, por meio de oficinas de leitura literária, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Cariacica - ES. Para entendermos a literatura afro-brasileira, recorremos a autores como Cuti (2010), Duarte (2011) e Fonseca (2011), entre outros. Sobre a questão étnico-racial na escola, buscamos base teórica principalmente nos autores Cavallero (2001), Munanga (2002), Gomes (2012) e Silva (2008). A partir dos resultados alcançados, elaboramos um material educativo, em formato de e-book, com sugestões aos professores de Língua Portuguesa para o trabalho com a literatura afro-brasileira. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 21576 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Contos de literatura afro-brasileira. Relações étnico-raciais. Identidade. | pt_BR |
Título: dc.title | Educação literária das relações étnicos-raciais: uma proposta para as aulas de língua portuguesa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO FINAL DE CURSO II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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