Educação literária das relações étnicos-raciais: uma proposta para as aulas de língua portuguesa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, Ana Paula-
Autor(es): dc.contributor.authorFILHO, Nelson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-02T17:08:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-02T17:08:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-05-
identificador: dc.identifier.otherEducação literária das relações étnicos-raciais: uma proposta para as aulas de língua portuguesapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701660-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho, desenvolvido no curso de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, do Instituto Federal do Espírito Santo (Campus Vitória), e inserido na linha de pesquisa Estudos Literários, visa a pesquisar e analisar a leitura de contos afro-brasileiros da escritora Conceição Evaristo (2016), por meio de estratégias de leitura (Solé, 1998) mediada, com perspectiva de propiciar a compreensão das relações étnico-raciais discriminatórias e a valorização da diversidade, nas séries finais do Ensino Fundamental, contribuindo para a formação de leitores e cidadãos críticos. Motivados pelas injustiças raciais, especialmente contra negros, e amparados pela Lei 10.639/03, que objetiva combater o racismo por meio da Educação, pensamos que, para o trabalho na disciplina Língua Portuguesa, a Literatura Afro-brasileira contemporânea pode apresentar-se como ferramenta efetiva para a desnaturalização do preconceito racial. A proposta é uma intervenção de abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) realizada, por meio de oficinas de leitura literária, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Cariacica - ES. Para entendermos a literatura afro-brasileira, recorremos a autores como Cuti (2010), Duarte (2011) e Fonseca (2011), entre outros. Sobre a questão étnico-racial na escola, buscamos base teórica principalmente nos autores Cavallero (2001), Munanga (2002), Gomes (2012) e Silva (2008). A partir dos resultados alcançados, elaboramos um material educativo, em formato de e-book, com sugestões aos professores de Língua Portuguesa para o trabalho com a literatura afro-brasileira.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent21576pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectContos de literatura afro-brasileira. Relações étnico-raciais. Identidade.pt_BR
Título: dc.titleEducação literária das relações étnicos-raciais: uma proposta para as aulas de língua portuguesapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTRABALHO FINAL DE CURSO IIpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons