Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, Michelly | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAUJO, Fernanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-01T16:13:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-01T16:13:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES: ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM A PLATAFORMA COMENTA.DA.MENTE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701647 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A vertente francesa da Análise do Discurso (AD) é um campo de pesquisa que tem se expandido cada vez mais na atualidade, revelando a importância da realização de uma análise mais completa dos enunciados, considerando-se também nela aspectos extrínsecos ao texto, provenientes das múltiplas dimensões do discurso. A partir dos estudos de linguistas que se dedicaram à análise discursiva – dentre os quais se destacam neste trabalho Michel Pêcheux (2014), Helena Brandão (2004), Dominique Maingueneau (2015), Ruth Amossy (2011, 2018) e Patrick Charaudeau (2008, 2016a, 2016b) –, é possível compreender diferentes prismas da linguagem, perspectivas que, quando aliadas ao enunciado exposto, permitem novas leituras da mensagem que se deseja passar. Propõe-se neste trabalho um exercício de análise das enunciações expostas em cartazes de manifestações políticas, tomando o conturbado cenário político atual do Brasil para realizar uma apreciação dos exemplares destacados dos dois dias em que ocorreram as principais manifestações do ano de 2019 (dia 15 de maio, contra o governo, e 26 de maio, a favor dele). Dessas datas, foram retirados 9 exemplares de cartazes para estudo do discurso presente em cada qual e dos aspectos extralinguísticos pertinentes à formulação das constatações. Assim, pode-se perceber a vastidão de possibilidades interpretativas que esse campo oferece. Com esta pesquisa, evidencia-se a importância de realizar uma investigação mais apurada das manifestações discursivas, principalmente as de viés político, examinando com cautela a situação contextual, intertextual e extratextual em que se manifestam. Dessa maneira, é possível julgar as construções feitas pelos enunciadores, suas intencionalidades e os efeitos causados pelas escolhas linguísticas, concluindo-se o valor dos artifícios linguísticos e extralinguísticos utilizados no gênero cartaz para reforçar a ideia que se deseja passar por meio do discurso. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6323 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do Discurso. Argumentação. Manifestações. Cartazes. | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES: ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM A PLATAFORMA COMENTA.DA.MENTE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO FINAL DE CURSO II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educativo Michelly A Costa rev 8 julho.pdf | 6.32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701647/2/Produto Educativo Michelly A Costa rev 8 julho.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons