Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MEDEIROS, Anna Flávia Faria Dantas de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, Ilione Augusta da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-01T01:37:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-01T01:37:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Análise de estratégias argumentativas no gênero charge | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701644 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo investigar estratégias argumentativas no gênero charge, como recurso pedagógico para a formação de leitores mais hábeis e acurados no Ensino Fundamental II. O estudo parte do pressuposto de que a argumentação é inerente à linguagem e está inscrita nos mais variados gêneros discursivos, em funcionamento nas diversas atividades sociais realizadas pelas pessoas em suas interações cotidianas. A pesquisa ancora-se nos estudos sobre Argumentação (ARISTÓTELES, 2011; PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2014; AMOSSY, 2018, 2019; FIORIN, 2017); em conceitos desenvolvidos na Semiótica, com destaque à Semiótica Plástica (FLOCH, 2001; TEIXEIRA, 2008; TEIXEIRA; FARIA; SOUSA, 2014; PIETROFORTE, 2018, 2019); nos postulados sobre leitura e compreensão (KOCH; ELIAS, 2008; MARCUSCHI, 2008; ANTUNES, 2009; KLEIMAN, 2016), e nos estudos sobre o gênero discursivo charge (ROMUALDO, 2000; FLÔRES, 2002). O trabalho, de abordagem qualitativa, se caracteriza como pesquisa-ação e busca sistematizar a prática de leitura em sala de aula, a fim de formar leitores críticos e cidadãos conscientes do mundo que os cerca, numa aproximação entre o gênero charge e o cotidiano do aluno. Como instrumentos metodológicos para o desenvolvimento das atividades de pesquisa, foram realizadas avaliação diagnóstica do nível de leitura dos alunos e oficinas de leitura de charges, além de conversa com um chargista. As aulas mostraram-se bastante profícuas, tanto no que diz respeito à participação dos alunos nas discussões coletivas, quanto ao seu progresso como leitores mais atentos aos aspectos multissemióticos constituintes dos textos. A experiência consolida-se com a produção de um Caderno Pedagógico, com o propósito de compartilhar com professores de Língua Portuguesa atividades de leitura de charge, com destaque às escolhas linguísticas e extralinguísticas que orientam argumentativamente a leitura. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 85918 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentação. Charge. Semiótica Plástica. | - |
Título: dc.title | Análise de estratégias argumentativas no gênero charge | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO FINAL DE CURSO II | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional Anna Flavia.pdf | 85.92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701644/2/Produto Educacional Anna Flavia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons