Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Amanda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MOREIRA, Tatiana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-01T01:19:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-01T01:19:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Canção e variação linguística nas aulas de língua portuguesa [recurso eletrônico]: sequência de atividades para o ensino fundamental II | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701643 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A diversidade presente na sociedade em que vivemos também consta da comunicação entre os indivíduos e dos recursos linguísticos que utilizam. No entanto, quando se trata de língua, essa pluralidade é reconhecida (ou não) de diferentes modos. A presente pesquisa tem como objetivo principal apresentar, para alunos de turmas de ensino fundamental e médio, algumas variedades linguísticas do português brasileiro e determinados fenômenos de variação linguística, a fim de suscitar um ambiente de maior compreensão e tolerância, que desfavoreça manifestações de preconceito linguístico. Nas intervenções em sala de aula, analisamos a receptividade e as reações dos alunos em relação aos tópicos apresentados. Decidimos pela pesquisa qualitativa de caráter descritivo, por se adequar aos propósitos deste trabalho, visto que, além da verificação das circunstâncias, descrevemos as atitudes dos estudantes diante das distintas manifestações presentes em nossa língua materna. Essa experiência nos mostrou que é preciso um olhar sempre atento, principalmente na sala de aula, lugar em que se adquirem conhecimentos formativos, para que as diversas atitudes características de preconceito, não somente o linguístico, sejam fortemente combatidas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2682 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Variação linguística. Preconceito linguístico. Ensino fundamental. Ensino médio. | pt_BR |
Título: dc.title | Canção e variação linguística nas aulas de língua portuguesa: sequência de atividades para o ensino fundamental II | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO FINAL DE CURSO II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional Amanda Sousa - Copia.pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701643/2/Produto Educacional Amanda Sousa - Copia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons