Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GOULART, Silvia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | STIEG, Vanildo Stieg | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-01T01:03:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-01T01:03:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | Fala, repórter! Os estudantes são focas: oficina de leitura e produção de notícias na sala de aula | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701642 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os estudantes do Ensino Fundamental, de forma geral, parecem não se interessar em acompanhar as notícias que circulam no meio social e, consequentemente, não se posicionam ou não se manifestam criticamente acerca de muitos assuntos. O trabalho com o gênero também se mostra superficial na escola, onde observamos o uso de textos restritos aos dos livros didáticos, nos quais se limitam a apresentar a estrutura e as características do gênero, sem aprofundar nas análises do conteúdo, na intenção da escrita, ou no uso de suportes atuais (digitais). Diante do cenário observado, propomos pesquisar junto aos alunos do Ensino Fundamental II possibilidades metodológicas de leitura dialógica de textos/enunciados noticiosos materializados em meio digital, de forma a contribuir para aprimorar a capacidade de leitura compreensiva, crítica e reflexiva. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como desenho metodológico a pesquisa-ação colaborativa interventiva. Ao longo do processo vivenciado pela professora-pesquisadora e seus estudantes (até onde isso foi possível) foram utilizados procedimentos de produção de dados, tais como: observação participante, documentos e entrevista no contexto de realização de oficinas interventivas. Teoricamente, este estudo se fundamentou em autores como Freire (1989), visando refletirmos sobre a importância do ato de ler o mundo; Bakhtin e seu Círculo (2006, 2011, 2016), na direção de entendermos a compreensão dialógica de linguagem, de gênero discursivo e de leitura, bem como autores que discutem leitura e produção de notícias. A investigação aponta a necessidade da realização de um trabalho dialógico que tome textos/enunciados noticiosos na escola. Em decorrência dessa descoberta fomos motivados a elaborar um produto educacional (caderno pedagógico digital), por meio do qual se espera que professores de Língua Portuguesa tenham mais instrumentos metodológicos para desenvolver atividades de leitura de notícias, tendo em vista a formação de leitores críticos acerca da realidade social em que estão inseridos. A proposta do caderno pedagógico, em formato de sequência didática, foi avaliada e validada por professores, que a consideraram um bom instrumento para oportunizar aos alunos uma atuação dialógica, como sujeitos produtores de projetos discursivos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2235 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | : Leitura. Ensino dialógico de Leitura. Gêneros discursivos. Notícia | pt_BR |
Título: dc.title | Fala, repórter! Os estudantes são focas: oficina de leitura e produção de notícias na sala de aula | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO FINAL DE CURSO II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional - Silvia de Oliveira Goulart - Copia.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701642/2/Produto educacional - Silvia de Oliveira Goulart - Copia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons