Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mesquita, Adriano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-30T14:48:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-30T14:48:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | ADA_Versao_Vuforia_1.0.2.apk | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Imagens_Impressão_ADA.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701637 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo demonstrar o desenvolvimento e a utilização de um aplicativo de Realidade Aumentada (RA) para o ensino. O aplicativo proposto foi aplicado ao ensino de conceitos de sistemas operacionais a estudantes do Curso Técnico em Rede de Computadores. O uso do aplicativo será incorporado na disciplina de Fundamentos de Sistemas Operacionais, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará– IFCE, campus Paracuru. Professores em todos os níveis da educação vêm, cada vez mais, encontrando desafios na busca pela atenção e motivação dos alunos. Pensando nisso, o aplicativo desenvolvido tem o objetivo de causar um maior envolvimento dos alunos, uma maior curiosidade sobre os assuntos estudados, visando facilitar o aprendizado e levando os alunos ao aprendizado de conceitos abstratos de forma lúdica e interessante. Para a concretização destes objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre conceitos de sistemas operacionais, realidade virtual e aumentada, dispositivos móveis e seu uso na educação. Foram realizadas três reuniões com um grupo de professores das áreas de Tecnologia da Informação e Desenvolvimento de Aplicativos Móveis para a escolha dos conceitos a serem apresentados no aplicativo, formas de sua apresentação e textos a serem incluídos. Para avaliação dos resultados, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa, através do uso de questionário, observações em sala de aula e análise dos resultados acadêmicos dos participantes. Como resultado desta pesquisa, foi possível observar que nos dias de hoje os alunos são atraídos pelo uso das mais diversas tecnologias digitais. Também foi observado que o uso do aplicativo ADA facilitou a demonstração de conceitos de sistemas operacionais, contribuindo para o aumento do interesse no estudo da disciplina. Por fim, é importante ressaltar que, o uso de quaisquer tecnologias na educação deve sempre estar embasada por metodologias pedagógicas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 42.5 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | APK | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade Aumentada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas Operacionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dispositivos Móveis | pt_BR |
Título: dc.title | ADA – Um aplicativo de realidade aumentada para auxiliar o ensino de conceitos sobre sistemas operacionais: Uma proposta voltada para cursos técnicos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aplicativo móvel | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação / Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aplicativos Móveis |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ADA_Versao_Vuforia_1.0.2.apk | 41,25 MB | Unknown | /bitstream/capes/701637/2/ADA_Versao_Vuforia_1.0.2.apkDownload | |
Imagens_Impressão_ADA.pdf | 767,58 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701637/3/Imagens_Impressão_ADA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons