ADA – Um aplicativo de realidade aumentada para auxiliar o ensino de conceitos sobre sistemas operacionais: Uma proposta voltada para cursos técnicos.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMesquita, Adriano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-30T14:48:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-30T14:48:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-20-
identificador: dc.identifier.otherADA_Versao_Vuforia_1.0.2.apkpt_BR
identificador: dc.identifier.otherImagens_Impressão_ADA.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701637-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo demonstrar o desenvolvimento e a utilização de um aplicativo de Realidade Aumentada (RA) para o ensino. O aplicativo proposto foi aplicado ao ensino de conceitos de sistemas operacionais a estudantes do Curso Técnico em Rede de Computadores. O uso do aplicativo será incorporado na disciplina de Fundamentos de Sistemas Operacionais, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará– IFCE, campus Paracuru. Professores em todos os níveis da educação vêm, cada vez mais, encontrando desafios na busca pela atenção e motivação dos alunos. Pensando nisso, o aplicativo desenvolvido tem o objetivo de causar um maior envolvimento dos alunos, uma maior curiosidade sobre os assuntos estudados, visando facilitar o aprendizado e levando os alunos ao aprendizado de conceitos abstratos de forma lúdica e interessante. Para a concretização destes objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre conceitos de sistemas operacionais, realidade virtual e aumentada, dispositivos móveis e seu uso na educação. Foram realizadas três reuniões com um grupo de professores das áreas de Tecnologia da Informação e Desenvolvimento de Aplicativos Móveis para a escolha dos conceitos a serem apresentados no aplicativo, formas de sua apresentação e textos a serem incluídos. Para avaliação dos resultados, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa, através do uso de questionário, observações em sala de aula e análise dos resultados acadêmicos dos participantes. Como resultado desta pesquisa, foi possível observar que nos dias de hoje os alunos são atraídos pelo uso das mais diversas tecnologias digitais. Também foi observado que o uso do aplicativo ADA facilitou a demonstração de conceitos de sistemas operacionais, contribuindo para o aumento do interesse no estudo da disciplina. Por fim, é importante ressaltar que, o uso de quaisquer tecnologias na educação deve sempre estar embasada por metodologias pedagógicas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent42.5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAPKpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRealidade Aumentadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSistemas Operacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDispositivos Móveispt_BR
Título: dc.titleADA – Um aplicativo de realidade aumentada para auxiliar o ensino de conceitos sobre sistemas operacionais: Uma proposta voltada para cursos técnicos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaplicativo móvelpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação / Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Aplicativos Móveis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons