Ampliando práticas em aula de língua portuguesa: orientações pedagógicas para leitura dialógica de imagens a partir da perspectiva Bakhtiniana

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO-
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, Ana Paula-
Autor(es): dc.contributor.authorSTIEG, Vanildo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-01T16:27:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-01T16:27:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-05-
identificador: dc.identifier.otherOrientações pedagógicas para leitura dialógica de imagens a partir da perspectiva Bakhtiniana-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701626-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve como foco discutir e/ou compreender os diálogos mediados pela imagem nas aulas de língua portuguesa de uma escola da rede pública estadual de um município do Estado do Rio de Janeiro, a partir da seguinte questão problema: como pensar, elaborar e desenvolver práticas pedagógicas voltadas para a leitura dialógica de imagem em aulas de língua portuguesa? Para tratarmos tal questão, lançamos mão da perspectiva teórico-metodológica histórico-cultural sob a ótica bakhtiniana. Procuramos aprofundar estudos em tentos de Bakhtin e de autores brasileiros que discutem essa perspectiva e, desse modo, passamos a reconhecer a complexidade e organicidade dos conceitos da teoria bakhtiniana. No entanto, para efeito da pesquisa tomamos como foco a categoria de enunciado concreto, pois essa nos forneceu elementos para compreender uma concepção de práticas de leitura numa dimensão dialógica. A metodologia da investigação se pautou na abordagem qualitativa de pesquisa tendo seu desenho metodológico a pesquisa ação/interventiva e colaborativa. Os movimentos encontrados ao longo da investigação assinalaram, por exemplo, que o trabalho com leitura de imagens desenvolvido a partir da instauração dialógica em sala de aula, estudantes e professores, mutuamente, partilham de processos de ensino e de aprendizagem autoral. O processo vivenciado ao longo da pesquisa – professora e estudantes – possibilitou a elaboração de um produto educacional. Tal produto pretende inspirar e fortalecer práticas de professores de Língua Portuguesa.-
Tamanho: dc.format.extent3101-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura e escrita. Leitura de imagem. Ensino de Língua Portuguesa.-
Título: dc.titleAmpliando práticas em aula de língua portuguesa: orientações pedagógicas para leitura dialógica de imagens a partir da perspectiva Bakhtiniana-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTRABALHO FINAL DE CURSO II-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons