Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, Ana Paula | - |
Autor(es): dc.contributor.author | STIEG, Vanildo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-01T16:27:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-01T16:27:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Orientações pedagógicas para leitura dialógica de imagens a partir da perspectiva Bakhtiniana | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701626 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como foco discutir e/ou compreender os diálogos mediados pela imagem nas aulas de língua portuguesa de uma escola da rede pública estadual de um município do Estado do Rio de Janeiro, a partir da seguinte questão problema: como pensar, elaborar e desenvolver práticas pedagógicas voltadas para a leitura dialógica de imagem em aulas de língua portuguesa? Para tratarmos tal questão, lançamos mão da perspectiva teórico-metodológica histórico-cultural sob a ótica bakhtiniana. Procuramos aprofundar estudos em tentos de Bakhtin e de autores brasileiros que discutem essa perspectiva e, desse modo, passamos a reconhecer a complexidade e organicidade dos conceitos da teoria bakhtiniana. No entanto, para efeito da pesquisa tomamos como foco a categoria de enunciado concreto, pois essa nos forneceu elementos para compreender uma concepção de práticas de leitura numa dimensão dialógica. A metodologia da investigação se pautou na abordagem qualitativa de pesquisa tendo seu desenho metodológico a pesquisa ação/interventiva e colaborativa. Os movimentos encontrados ao longo da investigação assinalaram, por exemplo, que o trabalho com leitura de imagens desenvolvido a partir da instauração dialógica em sala de aula, estudantes e professores, mutuamente, partilham de processos de ensino e de aprendizagem autoral. O processo vivenciado ao longo da pesquisa – professora e estudantes – possibilitou a elaboração de um produto educacional. Tal produto pretende inspirar e fortalecer práticas de professores de Língua Portuguesa. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 3101 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura e escrita. Leitura de imagem. Ensino de Língua Portuguesa. | - |
Título: dc.title | Ampliando práticas em aula de língua portuguesa: orientações pedagógicas para leitura dialógica de imagens a partir da perspectiva Bakhtiniana | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO FINAL DE CURSO II | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons