MINHA LÍNGUA, MINHA PÁTRIA SARAU LITERÁRIO MANUAL PEDAGÓGICO

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVIEIRA, Renata-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Lucas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-01T16:06:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-01T16:06:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-25-
identificador: dc.identifier.otherMINHA LÍNGUA, MINHA PÁTRIA SARAU LITERÁRIO MANUAL PEDAGÓGICOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701625-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa faz parte da linha de pesquisa de Estudos Literários, do Mestrado Profissional de Letras (PROFLETRAS), do Instituto Federal do Espírito Santo, e tem como fim estimular os alunos à leitura de textos poéticos, no sentido mais abrangente que a literatura pode assumir, inclusive em seus aspectos sociais, bem como tentar ajudar professores nessa tarefa de conquistar os alunos para esse tipo de gênero. Entendendo, portanto, esses textos para além da prática utilitarista, superficial e didática tão adotada pelas escolas, este trabalho busca, por meio de sarau literário, investigar estratégias para desenvolver no aluno o gosto e o interesse pela poesia, instigando-o a interagir criativamente com essa leitura, promovendo assim o resgate do texto poético e deixando que a literatura aja como instrumento de fruição, estética, instrução e transformação. Para o alcance desses objetivos precisamos considerar a literatura – e, em especial, a poesia – como um direito universal e como fenômeno estético, fugindo da visão que a utiliza como mero instrumento pedagógico. Diante disso, recorremos a concepções teóricas de estudiosos como Antonio Candido, Rildo Cosson, Paulo Freire e Marisa Lajolo, entre outros que figuram no cenário acadêmico, sobretudo no que tange ao trabalho com a leitura, entendendo que cabe à escola proporcionar experiências artísticas, como leitura de obras literárias, teatro, dança música, além de estímulos à oralidade. Essas reflexões foram a força motriz para a realização de pesquisas referentes a uma importante manifestação da oralidade poética, que são os saraus literários. Ainda, com base na revisão bibliográfica de experiências semelhantes e em estudos que tratam da abordagem do texto poético como manifestação performática, sobretudo em contexto escolar, tentamos reunir reflexões teóricas acerca de performance, recepção, mediação e leitura, fundamentados nas concepções de estudiosos do assunto, como Paul Zumthor, Jauss, Iser e Michele Petit. Por fim, apresentamos a realização de um sarau poético que ocorre na escola ―EMEB Galdino Theodoro da Silva‖, Cachoeiro de Itapemirim (ES), e concluímos, portanto, que manifestações orais, aliadas à performance, como são feitas através de saraus literários, poderiam ser mais valorizadas, pois podem contribuir significativamente para a leitura de textos literários.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5329pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPráticas de leitura. Ensino. Sarau literário.pt_BR
Título: dc.titleMINHA LÍNGUA, MINHA PÁTRIA SARAU LITERÁRIO MANUAL PEDAGÓGICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRASpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTRABALHO FINAL DE CURSO IIpt_BR
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