Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VIEIRA, Renata | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Lucas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-01T16:06:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-01T16:06:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | MINHA LÍNGUA, MINHA PÁTRIA SARAU LITERÁRIO MANUAL PEDAGÓGICO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701625 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa faz parte da linha de pesquisa de Estudos Literários, do Mestrado Profissional de Letras (PROFLETRAS), do Instituto Federal do Espírito Santo, e tem como fim estimular os alunos à leitura de textos poéticos, no sentido mais abrangente que a literatura pode assumir, inclusive em seus aspectos sociais, bem como tentar ajudar professores nessa tarefa de conquistar os alunos para esse tipo de gênero. Entendendo, portanto, esses textos para além da prática utilitarista, superficial e didática tão adotada pelas escolas, este trabalho busca, por meio de sarau literário, investigar estratégias para desenvolver no aluno o gosto e o interesse pela poesia, instigando-o a interagir criativamente com essa leitura, promovendo assim o resgate do texto poético e deixando que a literatura aja como instrumento de fruição, estética, instrução e transformação. Para o alcance desses objetivos precisamos considerar a literatura – e, em especial, a poesia – como um direito universal e como fenômeno estético, fugindo da visão que a utiliza como mero instrumento pedagógico. Diante disso, recorremos a concepções teóricas de estudiosos como Antonio Candido, Rildo Cosson, Paulo Freire e Marisa Lajolo, entre outros que figuram no cenário acadêmico, sobretudo no que tange ao trabalho com a leitura, entendendo que cabe à escola proporcionar experiências artísticas, como leitura de obras literárias, teatro, dança música, além de estímulos à oralidade. Essas reflexões foram a força motriz para a realização de pesquisas referentes a uma importante manifestação da oralidade poética, que são os saraus literários. Ainda, com base na revisão bibliográfica de experiências semelhantes e em estudos que tratam da abordagem do texto poético como manifestação performática, sobretudo em contexto escolar, tentamos reunir reflexões teóricas acerca de performance, recepção, mediação e leitura, fundamentados nas concepções de estudiosos do assunto, como Paul Zumthor, Jauss, Iser e Michele Petit. Por fim, apresentamos a realização de um sarau poético que ocorre na escola ―EMEB Galdino Theodoro da Silva‖, Cachoeiro de Itapemirim (ES), e concluímos, portanto, que manifestações orais, aliadas à performance, como são feitas através de saraus literários, poderiam ser mais valorizadas, pois podem contribuir significativamente para a leitura de textos literários. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5329 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas de leitura. Ensino. Sarau literário. | pt_BR |
Título: dc.title | MINHA LÍNGUA, MINHA PÁTRIA SARAU LITERÁRIO MANUAL PEDAGÓGICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO FINAL DE CURSO II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional_Renata Vieira.pdf | 5,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701625/2/Produto Educacional_Renata Vieira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons