Guia didático: jogo dos outros

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBRAZ, Cleidson-
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, Antônio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-01T15:59:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-01T15:59:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-13-
identificador: dc.identifier.otherGuia didático: jogo dos outrospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701624-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa versa sobre minorias sociais e o silenciamento imposto a elas nas escolas brasileiras, sobretudo, nos livros didáticos que, quando se referem a essa parte da sociedade, pouco contribuem para se construir uma visão solidária em relação à diversidade. Ela traz um jogo (“Jogo dos Outros”), como produto educacional, que evidencia as minorias sociais em uma perspectiva ativa, ou seja, capaz de influenciar o pensamento da maioria a partir do conflito de ideias. Esse propósito tem como objetivo sistematizar um trabalho pedagógico sobre a diversidade (tema transversal) nas aulas de Língua Portuguesa, evidenciando a voz das minorias sociais percebidas no espaço escolar. A perspectiva é proporcionar um diálogo sobre esses sujeitos nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Assim, analisamos o livro didático utilizado nos últimos sete anos, por uma escola do município de Itapemirim - ES, vislumbrando perverter a ordem hegemônica subscrita nesses instrumentos de ensino e exercitar a criação de uma autoconsciência que não exclua o outro nos discursos enunciados emsala de aula. Como referencial teórico, buscamos ancoragem na psicologia social, enfatizando a teoria das minorias ativas de Serge Moscovici (2011), em diálogo com Gramsci (1981), Foucault (1987) e Freire (1987), entre outros. Em relação à língua/linguagem, adotamos a Teoria da Operações e Enunciativos de Culioli (1980), entendida como a base do epilinguismo e autores filiados a tal teoria, como, por exemplo, Carlos Franchi (2011), que privilegia a língua(gem) em sua atividade criativa. Aspiramos, com esta pesquisa, despertar uma consciência sobre a necessidade de a escola ser o espaço de enfrentamento das situações que alocam as minorias no lugar de marginalização. Propomos, pois, que as minorias sejam observadas como grupos fundamentais para a formação de uma sociedade plural, cujas identidades sejam observadas como fatores enriquecedores e consolidadores de uma prática social democrática e solidária.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3517pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMinorias sociais. Ensino. Diversidade. Epilinguagem.pt_BR
Título: dc.titleGuia didático: jogo dos outrospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRASpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTRABALHO FINAL DE CURSO IIpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons