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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Rodrigo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | STIEG, Vanildo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-01T15:52:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-01T15:52:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | E aí, no Espírito Santo tem cordel? | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701623 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nesta pesquisa almejou-se descobrir/discutir se é possível desenvolver nas aulas de língua portuguesa, por meio de movimentos dialógicos, práticas de leitura e escrita motivadas no cordel capixaba. A literatura de cordel é um patrimônio imaterial brasileiro que se fundamenta na expressão literária popular, de origem lusitana/ europeia que chega ao Brasil no período de colonização, na região do Nordeste, mas que consegue migrar para outras regiões, e chega ao estado do Espírito Santo, no século XIX – estabelecendo sua forma e preceitos estéticos. Os movimentos investigativos deste trabalho se deram a partir de uma prática de pesquisa-ação colaborativa e de caráter qualitativo com estudantes do Ensino Fundamental II, oriundos de uma escola da rede de estadual de ensino, em Vila Velha/ES. Ademais, acompanham-se à fundamentação teórica conceitos de Dialogismo e Enunciado concreto – defendidos por Bakhtin e seu Círculo, assim como intelectuais que se aprofundaram nessas categorias: Brait (2005), Bubbnova (2013), Geraldi (1997) e Souza (1999); também foram trazidos intelectuais como Abreu (1999), Pinheiro (2018) e Silva (2011) para tratar de estudos da literatura de cordel no país e entendê-la enquanto um gênero discursivo vivo e potencializador de uma gama de sentidos. Buscou-se com os procedimentos teórico-metodológicos citados e os resultados da investigação, produzir um Caderno Pedagógico para que o mesmo venha contemplar as categorias bakhtinianas supracitadas, para que o mesmo seja potencializador de um trabalho de ensino de linguagem/ literatura, a partir de um viés dialógico, enunciativodiscursivo, com cordéis produzidos no Espírito Santo; além de dar voz àqueles/ as que fizeram poesia em cordel com tempero capixaba. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1677 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cordel Capixaba. Leitura. Escrita. Dialogismo. Enunciado Concreto. | pt_BR |
Título: dc.title | E aí, no Espírito Santo tem cordel? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO FINAL DE CURSO II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Produto Educacional_ Rodrigo e Vanildo - com ficha. PDF (1).pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701623/2/Produto Educacional_ Rodrigo e Vanildo - com ficha. PDF (1).pdfDownload |
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