Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | JUNIOR, Valmir | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PERES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-01T15:45:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-01T15:45:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | O PRECONCEITO E A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM QUADRINHOS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701622 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo geral estudar o preconceito linguístico presente na sociedade e na escola, a partir da realidade de duas turmas de nono ano de uma escola da rede estadual localizada em Guarapari-ES. A investigação procurou entender como é vista a diversidade linguística e como se processa o preconceito linguístico entre os alunos. Assim, nossos objetivos específicos foram: a) refletir sobre o preconceito linguístico; b) analisar a recepção da variação linguística pelos estudantes que participaram da pesquisa; c) desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem de língua portuguesa que auxiliem docentes e discentes a identificarem e enfrentarem o preconceito linguístico; e d) elaborar um produto educacional em forma de um Caderno de Atividades com exercícios que abordem o assunto. Para atingirmos esses objetivos, utilizamos os pressupostos teóricos da Sociolinguística Educacional. Os procedimentos metodológicos estão ancorados na pesquisa de observação participante e na aplicação de questionários e testes de crenças entre os estudantes, a fim de conhecermos suas atitudes linguísticas. Com base nesta pesquisa, desenvolvemos um produto educacional com atividades que podem auxiliar professores de Língua Portuguesa e alunos do Ensino Fundamental a refletir sobre a variação inerente a todas as línguas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 30640 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguística Educacional; preconceito linguístico; ensino de Língua Portuguesa. | pt_BR |
Título: dc.title | O PRECONCEITO E A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM QUADRINHOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO FINAL DE CURSO II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons