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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO, Márcia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FILHO, Nelson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-01T00:42:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-01T00:42:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | O GRIOT E AS NARRATIVAS DE TRADIÇÃO ORAL NA SALA DE AULA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701620 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do IFES – campus Vitória, inserida na linha de Estudos Literários, propõe um trabalho de leitura, oralidade e escrita a partir de narrativas de tradição oral capixaba e africana, e o resgate das histórias contadas pelos Griots da comunidade Quilombola de Graúna, em Itapemirim. O projeto “O griot e as narrativas de tradição oral na sala de aula: na tecitura da memória e ensino” tem como objetivo contribuir para a construção e a valorização da identidade e da memória cultural de matriz africana no Ensino Fundamental II, por meio de contação de histórias, estimulando práticas de leitura literária, numa perspectiva interdisciplinar. A metodologia utilizada apoiou-se em uma pesquisa qualitativa, com algumas particularidades da pesquisa-ação e da observação participante. Para fundamentar este trabalho, foi elaborado um diálogo entre autores que abordam as temáticas sobre literatura de tradição oral como constituição da identidade cultural e memória individual e coletiva, entre os quais Hall (2019), Benjamin (1987, 2012), Ricoeur (2011), Le Goff (2013), Eliade (2016), Campbell (2007, 2015, 2017), Ford (1999), Cascudo (2002, 2006, 2018) e Freire (1996, 1997, 2006). O produto educacional desenvolvido foi um caderno com propostas de atividades pedagógicas, em formato de e-book, a ser disponibilizado para os professores da Educação Básica. Os dados produzidos destacam a importância de estimular não só o gosto pela leitura literária, mas também o sentimento de pertencimento da cultura identitária a partir da valorização da história e memórias africanas e afro-brasileiras, contribuindo para a formação de um leitor ativo e crítico de seu papel como sujeito na construção de uma sociedade livre, justa e democrática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7877 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa de tradição oral; Memória; Identidade cultural; Griot. | pt_BR |
Título: dc.title | O GRIOT E AS NARRATIVAS DE TRADIÇÃO ORAL NA SALA DE AULA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | mapa | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO FINAL DE CURSO II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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