Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MELLO, Lohaynne | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, Letícia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-01T00:28:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-01T00:28:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | A LITERATURA DE TESTEMUNHO NA SALA DE AULA: REFLEXÕES E PROPOSTAS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701619 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa, realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do Ifes campus Vitória, inserida na linha de pesquisa “Estudos Literários”, pretende analisar a experiência de leitura de alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública do ES, a partir das experiências juvenis advindas do contato com a literatura de testemunho na sala de aula. Pressupõe-se que tal literatura potencializa a reconstrução de situações históricas cujo caráter testemunhal poderá provocar novas reflexões e diálogos com questões vividas na contemporaneidade. Teoricamente, pretendemos compreender como tal literatura contribui para a formação de leitores críticos que entendem sua agentividade nas experiências concretas que realizam na sociedade e na história, bem como a sua importância como sujeitos partícipes das questões sociais do seu tempo, por meio de um diálogo entre o conceito de “experiência” do filósofo alemão Walter Benjamin (1994) e o conceito de “testemunho” presente nos escritos de Márcio Seligmann-Silva (2008), Jaime Ginzburg (2011) e Wilberth Salgueiro (2012). Como perspectiva metodológica, escolhemos a abordagem qualitativa da pesquisa, em suas possibilidades interpretativas e interacionais entre os seus participantes, os cenários da investigação e a produção de dados de forma colaborativa e dialógica, tendo por caminho investigativo a pesquisa narrativa em educação na perspectiva bakhtiniana e alguns preceitos da investigação-ação, adequados ao contexto de crise sanitária que se instaurou a partir de 2020 e que nos exigiu algumas adaptações. Esperamos com esta pesquisa potencializar o olhar questionador dos nossos alunos leitores em formação, de modo a trazer para a escola práticas de leitura críticas e reflexivas que possam contribuir para uma compreensão mais abrangente do mundo e dos lugares sociais que nos constituem como cidadãos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 18202 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência. Leitura e Ensino. Literatura de Testemunho. | pt_BR |
Título: dc.title | A LITERATURA DE TESTEMUNHO NA SALA DE AULA: REFLEXÕES E PROPOSTAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO FINAL DE CURSO II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons