Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento Júnior, João Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-28T11:55:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-28T11:55:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | José Alves Nunes do Nascimento Júnior UFT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701576 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem como tema o uso do Patrimônio Arqueológico nas Aulas de História. Buscou-se com este trabalho apresentar como os registros arqueológicos encontrados no município de Lajeado, estado do Tocantins, podem contribuir para as aulas de História da Escola Municipal Sebastião de Sales Monteiro. O objetivo foi demonstrar a viabilidade de trabalhar o Patrimônio Arqueológico de Lajeado através da Educação Patrimonial. Para este trabalho, foram usadas as metodologias de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa iconográfica. Nesse sentido, foi possível demonstrar a possibilidade de usar formas inovadoras para despertar o interesse do estudante por temáticas como a Pré-História. Para tanto, a partir dos resultados desta dissertação de mestrado, foi proposta a criação de um Painel Digital de Imagens na rede social Instagram, administrada pelos próprios estudantes, e que servirá para compartilhar experiências vividas pelo contato com o Patrimônio Arqueológico de Lajeado. Esse produto didático-pedagógico alinha-se com a proposta de Educação Patrimonial, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.328 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pré-História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio Arqueológico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Título: dc.title | O patrimônio arqueológico de lajeado: uma abordagem nas aulas de história | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
José Alves Nunes do Nascimento Júnior UFT.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFT, 2022 | 4,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701576/2/José Alves Nunes do Nascimento Júnior UFT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons