Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rêgo, Nilson Castelo Branco do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-26T11:23:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-26T11:23:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de História e consciência histórica através de oficinas para uma educação patrimonial no Colégio Militar do Recife | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701505 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Buscando-se aprimorar as práticas para o ensino de história, sob constante análise e reelaboração de planos e estratégias em sua realização, e com vistas a melhor entender os processos ou mecanismos pelos quais o aprendizado histórico é desenvolvido, apresenta-se como problema central desta pesquisa, a preocupação com os processos de ensino e aprendizagem em História. Para isso, destaca-se a utilização do espaço escolar como meio de observação e de estudo. Como estratégia geral, foram organizadas oficinas de estudo para uma Educação Patrimonial, intituladas como “Colégio Militar do Recife, minha escola, suas memórias, nosso patrimônio”. Foram divididas em três partes que integram o conjunto de elementos constitutivos à pesquisa. Através das oficinas foram proporcionados aspectos como pensar sobre o espaço de vivência, a relação com as práticas ligadas à pesquisa e reflexão histórica, os aspectos identitários e os elementos que podem caracterizar o que se compreende como consciência histórica. Utilizando-se de tipos de fontes históricas e da ludicidade como aspecto presente nas estratégias, as oficinas para uma Educação Patrimonial, trataram da escola, o Colégio Militar do Recife, como campo para pesquisa e reflexão. As Oficinas, aplicadas subdivididas em três partes, no decorrer do ano letivo, constituíram-se por meio do diálogo entre a Educação Patrimonial e o Ensino de História, contando com o apoio de estudantes que fazem parte do Programa Residência Pedagógica, na área de História. Com as oficinas aplicadas percebeu-se a melhoria no rendimento escolar na disciplina de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e Práticas no Espaço Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano Escolar | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de História e consciência histórica através de oficinas para uma educação patrimonial no Colégio Militar do Recife | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Nilson Castelo Branco do Rêgo.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2020 | 10,26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701505/1/DISSERTAÇÃO Nilson Castelo Branco do Rêgo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: