Ensino de História e consciência histórica através de oficinas para uma educação patrimonial no Colégio Militar do Recife

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRêgo, Nilson Castelo Branco do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-26T11:23:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-26T11:23:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de História e consciência histórica através de oficinas para uma educação patrimonial no Colégio Militar do Recifept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701505-
Resumo: dc.description.abstractBuscando-se aprimorar as práticas para o ensino de história, sob constante análise e reelaboração de planos e estratégias em sua realização, e com vistas a melhor entender os processos ou mecanismos pelos quais o aprendizado histórico é desenvolvido, apresenta-se como problema central desta pesquisa, a preocupação com os processos de ensino e aprendizagem em História. Para isso, destaca-se a utilização do espaço escolar como meio de observação e de estudo. Como estratégia geral, foram organizadas oficinas de estudo para uma Educação Patrimonial, intituladas como “Colégio Militar do Recife, minha escola, suas memórias, nosso patrimônio”. Foram divididas em três partes que integram o conjunto de elementos constitutivos à pesquisa. Através das oficinas foram proporcionados aspectos como pensar sobre o espaço de vivência, a relação com as práticas ligadas à pesquisa e reflexão histórica, os aspectos identitários e os elementos que podem caracterizar o que se compreende como consciência histórica. Utilizando-se de tipos de fontes históricas e da ludicidade como aspecto presente nas estratégias, as oficinas para uma Educação Patrimonial, trataram da escola, o Colégio Militar do Recife, como campo para pesquisa e reflexão. As Oficinas, aplicadas subdivididas em três partes, no decorrer do ano letivo, constituíram-se por meio do diálogo entre a Educação Patrimonial e o Ensino de História, contando com o apoio de estudantes que fazem parte do Programa Residência Pedagógica, na área de História. Com as oficinas aplicadas percebeu-se a melhoria no rendimento escolar na disciplina de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e Práticas no Espaço Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano Escolarpt_BR
Título: dc.titleEnsino de História e consciência histórica através de oficinas para uma educação patrimonial no Colégio Militar do Recifept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
DISSERTAÇÃO Nilson Castelo Branco do Rêgo.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 202010,26 MBAdobe PDF/bitstream/capes/701505/1/DISSERTAÇÃO Nilson Castelo Branco do Rêgo.pdfDownload