Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Leandro Garcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-25T15:05:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-25T15:05:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | O que a história ensina sobre as epidemias no Brasil? Orientações didáticas para o ensino fundamental | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701493 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo elaborar orientações didáticas para o ensino de história das doenças no Ensino Fundamental, por meio de um arrolamento bibliográfico e da análise de livros didáticos que compõem o Plano Nacional do Livro Didático, o PNLD do ano de 2019. A análise proposta por essa dissertação incide nos livros de história do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental, nos quais se verificou a incidência, mesmo que incipiente, das abordagens temáticas das doenças por intermédio das narrativas históricas voltadas à história do Brasil. A análise dos livros didáticos permitiu a composição de um banco de dados, propiciando o entendimento das doenças e epidemias que assolaram o Brasil ao longo do tempo. Esse histórico das doenças na história do Brasil fomentou a composição da parte propositiva, constituída pelas orientações didáticas que auxiliarão professores e alunos no ensino da temática nas aulas de história. Investigou-se também como a história das doenças insurge nos currículos nacionais, tais como a Base Nacional Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e o Documento Curricular de Goiás (DC/GO). A finalidade foi a de apreender como esses currículos influem diretamente na composição dos livros escolares presentes no Programa Nacional do Livro Didático, para escolas públicas em todo o Brasil. Nas tratativas do histórico das doenças e na elaboração das orientações didáticas foi incluída uma análise sobre a Covid- 19, atentando para seus impactos na sociedade brasileira na contemporaneidade. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 219215K | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Título: dc.title | O que a história ensina sobre as epidemias no Brasil? Orientações didáticas para o ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Historia | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
O que a história ensina sobre as epidemias no Brasil.pdf | 19,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701493/2/O que a história ensina sobre as epidemias no Brasil.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons