O Nordeste em dramaturgias: contribuições do Teatro de Rua para o Ensino de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, ANTONIO JUSCELINO BARBOSA DOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-22T13:39:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-22T13:39:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherO NORDESTE EM DRAMATURGIASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701477-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo geral analisar as potencialidades e contribuições do teatro de rua enquanto metodologia para a construção do conhecimento histórico dos estudantes na disciplina de História. E, enquanto objetivos específicos, construir uma narrativa autobiográfica que trace uma trajetória do encontro do Ensino de História com o Teatro, perpassando pelas memórias que esse encontro trouxe e suas consequências na vida pessoal e profissional do autor. Além disso, busca compreender os desafios de ensinar História na contemporaneidade, refletindo as transformações na historiografia recente, identificando mudanças significativas na forma como tem sido lecionada, influenciada por novas metodologias. Pontua como se deu o movimento teatral no município de Trairi nas décadas de 1980, 1990 e 2000 e analisa as representações de personagens/sujeitos nordestinos no teatro brasileiro. São eles: Padre Cícero, Lampião, Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Antônio Conselheiro, Beata Maria de Araújo, Zumbi dos Palmares e Maria Bonita. A cada sujeito/personagem analisado, dois espetáculos de teatro servem como pano de fundo desta análise, explorando elementos, narrativas, construção de personagens e processo de montagem para identificar como estes sujeitos foram apresentados, levando em conta o contexto em que os espetáculos foram montados e apresentados. Por fim, evidencia as potencialidades do Teatro de Rua no Ensino de História a partir das possibilidades metodológicas de aplicação do mesmo em sala de aula enquanto recurso, propondo ainda a realização de oficinas e a montagem um espetáculo de rua que suscite questionamentos e críticas acerca da invisibilidade de personagens da História nordestina: Os últimos degredados em julgamento no purgatório. Propõe a realização de cinco oficinas pedagógicas formativas em que o professor poderá seguir passo a passo a concepção e montagem do espetáculo, a confecção de figurinos, a construção de máscaras teatrais, bem como os processos de ensaio, para construção do espetáculo em si. Essa experimentação poderá enriquecer as discussões, compreensão de conceitos e fazeres dos estudantes, possibilitando uma aprendizagem lúdica, interdisciplinar e de autoconhecimento. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica qualitativa exploratória, que tem a intenção de seguir passo a passo um método delineado, a partir da leitura, observação e interpretação das questões levantadas na problematização, da coleta, processamento, análise e representação dos dados da pesquisa bibliográfica, assim como da estruturação da pesquisa documental, realizada de forma minuciosa e atenta. Partindo da utilização desse recurso, enquanto ferramenta metodológica, busca interações acerca do papel da História e da ressignificação no uso do teatro de rua como possibilidade no processo de construção do conhecimento histórico em sala de aula, além de construir uma análise critica das representações de sujeitos históricos nordestinos no teatro brasileiro.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Teatro de Rua; Análise Dramatúrgica; Nordeste.pt_BR
Título: dc.titleO Nordeste em dramaturgias: contribuições do Teatro de Rua para o Ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons