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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, GEIMISON FALCÃO DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-20T22:30:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-20T22:30:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701469 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho aborda o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana em uma escola municipal localizada no território quilombola de Alto Alegre e Base, o qual se situa entre os municípios de Horizonte e Pacajus, no estado do Ceará. O objetivo geral foi fazer uma análise acerca desse ensino, a qual visava, especificamente, a entender como foi o processo de implantação e de desenvolvimento da disciplina de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no município de Horizonte e na escola pesquisada, para compreender suas especificidades, por meio de um exame das práticas docentes no que se refere à seleção e aos usos de materiais didáticos e à abordagem dos conteúdos alusivos à citada temática. Ademais, procurou-se compreender como os estudantes se apropriam desses conteúdos. Dessa forma, buscou-se responder às seguintes questões: quais as relações que esse processo de ensino e aprendizagem estabelece com a história e a identidade dos quilombolas do Alto Alegre e da Base? Como este trabalho de pesquisa pode contribuir com o ensino da história e identidade dos quilombolas do Alto Alegre e da Base? Este estudo dialogou com Certeau (1995; 1998), Chartier (1990; 1991), Gomes (2002; 2012; 2017), Julia (2001), Quijano (2005), Santos (2004; 2010) e Walsh (2012). Baseado nesse aporte epistemológico, utilizou-se uma abordagem qualitativa e técnicas etnográficas de coleta de dados, como análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação direta do cotidiano da escola pesquisada e das mencionadas comunidades quilombolas. Como resultado, a partir de algumas reflexões sobre as especificidades do Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana no município de Horizonte e na escola estudada, produziu-se uma proposta de material didático-pedagógico a respeito da história e identidade do território quilombola de Alto Alegre e Base a partir, especialmente, das memórias dos próprios quilombolas. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Saberes e práticas no espaço escolar. Cotidiano escolar e saberes históricos. Educação Quilombola. | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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