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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Resende, Maria Joana Costa Muniz de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-20T20:29:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-20T20:29:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-11 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Maria Joana Costa Muniz de Resende. Dissertação Profhistória UFU | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701453 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve por objetivo produzir uma proposta de ensino, que tem como temática a História da África e cultura afro-brasileira na perspectiva das relações étnico-raciais, que possa contribuir na formação cidadã antirracista de estudantes jovens e adultos do CESEC (Centro Estadual de Educação Continuada) - Uberlândia/MG e outras instituições de ensino que atuam com essa modalidade. Para cumprir esse objetivo procedemos ao estudo e análise documental sobre o ensino de história e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e, em particular, em Minas Gerais. Estão incluídas nessa lista para análise as leis antirracistas, em especial a Lei 10.639/2003, alterada pela Lei 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade da temática “História da África e cultura afro-brasileira e indígena” na rede oficial de ensino. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando questionários via web, através do Google forms, com os estudantes do ensino médio da instituição de ensino CESEC/Uberlândia-MG. Os questionários abordaram aspectos como gênero, estado civil, trabalho, autodeclaração de cor/raça e o conhecimento que os estudantes já têm sobre África e cultura afro-brasileira. Essa perspectiva metodológica nos ajudou a responder às perguntas sobre o que é o CESEC e quem são os sujeitos que dele fazem parte, além de nos fornecer pistas de como poderíamos superar as limitações estruturais da escola, possibilitando o desenvolvimento de uma proposta de ensino de História que abordasse questões relacionadas à história da África e cultura afro-brasileira, inspirada nos estudos decoloniais, valorizando os estudantes e seus conhecimentos prévios e que assim contribuísse para reestruturar, de forma positiva, as relações entre pessoas de diferentes pertencimentos étnico-racial. A proposta de ensino elaborada intitulada “Por uma educação antirracista: um estudo sobre a História da África, cultura afro-brasileira e relações étnico-raciais”, teve o formato de um curso digital disponibilizado em um ambiente virtual de aprendizagem para que o estudante possa acessá-lo de qualquer dispositivo conectado à internet e possa interagir com o conhecimento ali disponibilizado. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,83 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Cidadania e identidade social. EJA. CESEC. Formação antirracista. | pt_BR |
| Título: dc.title | O ensino de história e da cultura afro-brasileira e as relações étnico-raciais: um estudo na educação de jovens e adultos (CESEC, Uberlândia, MG, Brasil) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistória | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Maria Joana Costa Muniz de Resende. Dissertação.pdf | Dissertação | 4,83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701453/2/Maria Joana Costa Muniz de Resende. Dissertação.pdfDownload |
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